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Reclamações EDP: Como fazer uma queixa e como agir numa burla EDP?

Atualizado a
minutos de leitura
EDP Reclamações

É cliente da EDP Comercial e pretende apresentar uma reclamação? Veja como fazer reclamações à EDP, como fazer uma denúncia anónima e ainda como agir perante uma burla EDP.

EDP Reclamações: Como fazer uma reclamação à EDP?

Em primeiro lugar, saiba que pode apresentar reclamações à EDP aatravés dos canais disponibilizados pela própria companhia.

Canais próprios para apresentar reclamações à EDP

Para reportar queixas à EDP, deve fornecer os seguintes dados:

  • Nome e dados do titular do contrato EDP;
  • CPE e/ou CUI - encontra ambos numa das suas faturas EDP;
  • Motivo e explicação da reclamação à EDP Comercial - se possível, anexe algum documento comprovativo.

No caso de ser uma reclamação de prejuízos EDP por avaria de algum eletrodoméstico, deve reclamar à E-Redes, a distribuidora de energia em Portugal.

Portal da Queixa EDP e outros canais para fazer reclamações à EDP Comercial

Se pretender tonar a sua reclamação EDP mais formal, pode utilizar um dos seguintes canais:

Portal da Queixa EDP

Utilizando o portal da queixa EDP, estará a apresentar uma reclamação pública à EDP. Para o fazer, basta que siga os seguintes passos:

  • Entrar no portal da queixa e aceder à sua conta. Caso não tenha, deve criar uma;
  • Clicar em "Fazer Reclamação" ou "Reclamar";
  • Identificar a marca sobre a qual pretende reclamar, EDP no caso;
  • Preencher os seus dados: nome, e-mail, NIF e morada;
  • Indicar o assunto, o motivo e a descrição da queixa à EDP;
  • Anexar algum documento, opcionalmente;
  • Aceitar a política de privacidade e clicar em "Enviar para aprovação".

Livro de Reclamações EDP

Para apresentar uma queixa através do livro de reclamações da EDP Comercial, basta que siga estes passos:

Livro de Reclamações EDP
  1. Entrar na página do Livro de Reclamações;
  2. Clicar na opção "Fazer reclamação";
  3. Preencher os dados pessoais e os dados de residência, bem como o seu número de telemóvel;
  4. Identificar o fornecedor (neste caso, EDP), o setor de atividade e a Entidade Reguladora (ERSE);
  5. Indicar o tema e explicar os motivos da reclamação EDP;
  6. Indicar o CPE e/ou o CUI e anexar até 3 ficheiros, opcionalmente;
  7. Rever as informações da reclamação à EDP e submeter.

Deco Proteste EDP

Pode ainda apresentar uma reclamação à EDP Comercial através da entidade Deco Protest. Para isso, entre no website da Deco e veja os seguintes passos:

  • Selecionar "Reclamar" no rodapé do website;
  • Identificar a EDP como a empresa sobre a qual pretende reclamar;
  • Clicar em "Começar" e indicar um dos seguintes dados: nº de cliente, nº da fatura, NIF ou outro;
  • Fornecer o seu contacto telefónico e aceitar ser contactado para esse número;
  • Indicar o motivo e preencher os detalhes da reclamação à EDP;
  • Anexar algum documento, opcionalmente;
  • Confirmar todos os dados e, por fim, selecionar "Enviar para a empresa".

Como fazer uma denúncia anónima à EDP? Pode fazer uma denúncia anónima à EDP através dos contactos de apoio ao cliente 213 535 353 ou 808 535 353. Todos os outros canais para apresentar reclamações à EDP exigem a sua identificação.

Provedor EDP: Como fazer uma queixa ao Provedor do Cliente EDP?

Quem é o provedor da EDP? O provedor do cliente EDP é uma pessoa independente do Grupo EDP a quem o cliente pode recorrer quando não está satisfeito com a resposta da companhia.

Apresentar uma reclamação ao provedor da EDP é gratuito. Para facilitar o processo, deve fornecer-lhe:

  • O seu contrato EDP;
  • As mais recentes faturas da EDP;
  • Cartas e/ou outros documentos que suportem a reclamação à EDP.

Para apresentar a reclamação ao provedor EDP deve preencher o seguinte formulário e esperar uma resposta no prazo máximo de um mês.

Reclamar ao Provedor EDP

Como agir perante uma burla da EDP Comercial?

Se acha que foi alvo de uma burla EDP, deve contactar a companhia de imediato.

Saiba também que, em qualquer contrato de energia, dispõe de 14 dias imediatamente após a celebração do contrato para o cancelar a EDP sem quaisquer prejuízos.

As tentativas de burla EDP têm aumentado ultimamente, principalmente através da técnica de burla EDP de porta em porta ou burla EDP por sms.

Para evitar ser alvo de uma burla EDP, siga estes pequenos conselhos:

  • Não forneça dados bancários por telefone ou e-mail;
  • Certifique-se de que o remetente dos e-mails é [email protected];
  • Tenha em atenção que os agentes da EDP apresentam-se sempre fardados e devidamente identificados, e que a EDP não cobra faturas presencialmente.

EDP Reclamações: Perguntas Frequentes

Como fazer reclamações à EDP?

Pode apresentar uma reclamação à EDP através dos próprios meios de comunicação da companhia. Se pretender tornar a reclamação EDP mais formal, pode utilizar outros canais, como o Livro de Reclamações EDP ou o Portal da Queixa EDP.

Como usar o portal da queixa da EDP?

Para fazer reclamações à EDP através do Portal da Queixa, basta seguir estes passos.

Fui alvo de uma burla EDP. O que devo fazer?

Caso ache que foi alvo de uma burla EDP, o primeiro passo é contactar a EDP e alertá-la para o sucedido. Deve, no entanto, ter em conta as seguintes dicas para evitar cair numa fraude da EDP.