Passo a passo para fazer reclamações à E-Redes
Não está satisfeito com o serviço da E-Redes? Saiba como e onde pode fazer reclamações à E-Redes, antiga EDP Distribuição, como comunicar prejuízos por avarias e como reportar uma fraude.
Como fazer reclamações à E-Redes?
Pode fazer reclamações à E-Redes diretamente na companhia ou através das seguintes entidades:
Livro de Reclamações E-Redes
- Aceder ao livro de reclamações E-Redes: Livro de Reclamações online;
- Escolher a opção ! Fazer Reclamação;
- Preencher os seus dados: e-mail, nome, NIF, tipo e nº de documento de identificação e ainda a sua morada;
- Identificar o fornecedor - no seu caso, a E-Redes e o respetivo setor de atividade - Eletricidade - ERSE;
- Indicar o tema e uma explicação da reclamação à E-Redes;
- Fornecer o CPE e anexar até 3 ficheiros (opcional);
- Confirmar os dados e submeter.
Portal da Queixa E-Redes
- Aceder ao Portal da Queixa;
- Escolher a opção Fazer Reclamação ou Reclamar;
- Entrar na sua conta ou criar uma;
- Indicar a marca sobre a qual pretende fazer uma reclamação - E-Redes neste caso;
- Preencher os seus dados: nome, e-mail e NIF;
- Indicar o assunto, o motivo e fazer uma descrição da queixa à E-Redes e, se pretender, anexar algum documento;
- Aceitar a política de privacidade e Enviar para aprovação.
Deco Proteste E-Redes
- Entrar no website da Deco Proteste;
- No rodapé, selecionar a opção Reclamar;
- Selecionar a empresa sobre a qual pretende reclamar - a E-Redes neste caso;
- Fornecer um dos seguintes dados: nº de cliente, nº da fatura, NIF ou outro;
- Preencher o seu contacto telefónico e selecionar o motivo da reclamação à E-Redes;
- Anexar algum documento (opcional), rever os dados e Enviar para a empresa.
Se procura um e-mail para reclamações E-Redes, antiga EDP Distribuição, saiba que este não é um meio de comunicação por onde fazer reclamações à E-Redes. Para o fazer, deve utilizar os canais acima apresentados.
Reclamações E-Redes: Comunicação de prejuízos por avarias
Se ocorrer um incidente elétrico e ficar com equipamentos avariados, deve fazer a reclamação à E-Redes através do seguinte formulário online. Depois de entrar no formulário de reclamação à E-Redes, siga estes passos:
- Inserir os seus dados pessoais, como nome, morada e NIF;
- Introduzir o CPE da sua instalação - encontra-o na sua fatura da luz;
- Selecionar a opção Nova Comunicação;
- Indicar a data e hora da ocorrência que gerou a avaria e, caso a morada seja diferente da anterior, preencher os dados relativos à morada;
- Descrever o sucedido e anexar documentos, se pretender;
- Listar os danos e os valores de aquisição e de reparação;
- Rever as informações e Submeter.
Tem 45 dias após o incidente para fazer a reclamação à E-Redes e a distribuidor de energia tem 15 dias úteis após a comunicação para lhe dar uma resposta.
Conseguiu reparar os equipamentos avariados? Se sim, guarde a fatura de reparação.
Se não, guarde o equipamento para ser revisto por um técnico. Se não houver reparação e tiver de comprar um equipamento novo, este deve ter caraterísticas semelhantes ao anterior e deve guardar a fatura de compra.
Como comunicar fraudes à E-Redes?
Se tem conhecimento de alguma fraude energética, deve fazer uma reclamação à E-Redes, antiga EDP Distribuição, através do seguinte formulário:
Neste formulário, deve indicar:
- Local onde ocorreu a fraude e quem são os responsáveis;
- Descrição da situação que originou a reclamação à E-Redes;
- Pode anexar até 3 fotografias do local;
- Dados de contacto e Submeter.
O que é uma fraude E-Redes? Qualquer acesso a energia elétrica sem pagar o respetivo preço. Por exemplo, ligar-se diretamente às redes de distribuição elétrica ou alterar a normal medição do consumo de energia.
Em que podemos ajudar?
Reclamações E-Redes: Perguntas Frequentes
Como posso fazer reclamações à E-Redes?
Pode apresentar uma reclamação à E-Redes diretamente à distribuidora através dos contactos do apoio ao cliente 218 100 100 ou 808 100 100, preenchendo o formulário online ou dirigindo-se a uma das lojas E-Redes. Além disso, pode reclamar sobre a E-Redes numa das entidades para o efeito.
Há um e-mail para reclamações da E-Redes?
Não existe um e-mail para reclamaçõs da EDP Distribuição. No entanto, se pretende fazer a sua reclamação à E-Redes sem sair de casa, pode utilizar o formulário online ou um dos contactos do apoio ao cliente.
Quando devo fazer uma reclamação à E-Redes de prejuízos por avarias?
Quando na origem da avaria dos aparelhos estiver uma interrupção ou falha no fornecimento de energia. Se na origem da avaria estiver outro motivo, a E-Redes não o irá indemnizar. Veja como proceder nestes casos.
Presenciei uma fraude energética. Tenho de me identificar para reclamar à E-Redes?
Não. Se pretende reclamar à E-Redes por uma fraude de energia, deve utilizar o seguinte formulário online: comunicar fraudes à E-Redes. Para fazê-lo de forma anónima, basta que não preencha os campos "Nome" e "Telefone" na secção Dados para contacto.