Aderir à EDP: Alterar titular, novo contrato e cancelar contrato EDP

Contactos para celebrar um novo contrato EDP
A pensar num novo contrato de energia com a EDP? Descubra como fazer um contrato EDP, como alterar o titular do contrato e ainda como cancelar o contrato EDP.
Como fazer um novo contrato EDP?
Pode fazer um contrato EDP online a qualquer hora e sem sair de casa. Para isso, tem de aceder à sua área de cliente EDP ou ao formulário de adesão e seguir os passos:

- Selecionar o plano EDP - pretende ter eletricidade e gás juntos na mesma fatura ou apenas eletricidade?;
- Opcionalmente, pode escolher um Pack Living EDP;
- Selecionar a opção horária de eletricidade, a potência contratada e/ou o escalão de consumo de gás natural que pretende;
- Escolher o método de pagamento e como pretende receber a fatura e "Avançar";
- Fornecer o CPE e/ou o CUI e preencher os detalhes do imóvel;
- Pode, também, optar por aderir ao EDP Conta Certa ou ao EDP Fatura Segura;
- Completar todos os dados sobre o titular do contrato EDP;
- Agora, falta apenas rever toda a informação e confirmar o novo contrato EDP.
Tenha em atenção que, ao fazer um contrato EDP online, só poderá contratar o serviço de eletricidade ou serviço dual (eletricidade e gás natural). Se pretende apenas fazer um contrato EDP de gás deve contactar a EDP Comercial via chamada telefónica ou dirigir-se a uma das suas lojas.
Documentos necessários para um novo contrato EDP
Se pretende fazer um contrato com a EDP, vai precisar de ter estes documentos consigo:

Documentos para fazer um contrato com a EDP |
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Nº do cartão de cidadão e NIF do titular do contrato EDP; Códigos CPE e/ou CUI da morada; Comprovativo de IBAN, caso pretenda aderir ao débito direto; Documento que comprove que detém ou vive na morada. |
Como alterar o titular do contrato EDP?
Para fazer a mudança de titular EDP, precisa de ter consigo a escritura ou contrato de arrendamento, a identificação do novo titular do contrato EDP e o CPE (contrato de eletricidade) e/ou o CUI (contrato de gás natural ou dual).
- Como mudar o titular do contrato EDP online?
- Entrar na área de cliente EDP;
- Aceder a "Energia e Serviços" e selecionar o plano de energia que pretende;
- Completar todos os dados solicitados e escolher os serviços que pretende contratar;
- Responder "Sim" à questão sobre o fornecimento de energia e/ou gás e "Não" sobre o titular do contrato EDP ser o mesmo do contrato atual.
Pode também alterar o titular do contrato EDP através do telefone 213 535 353 ou numa das lojas EDP.
Nos contratos de eletricidade EDP, o titular é alterado 2 ou 3 dias após o pedido. No caso do gás natural, só depois de entregar um Certificado de Inspeção válido ou de agendar uma inspeção de gás com a EDP.
Como cancelar o contrato EDP?
Pretende cancelar o contrato EDP? Saiba que este é um processo simples e gratuito.
Cancelar o contrato EDP online | Cancelar o contrato EDP por telefone |
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Aceder ao formulário de rescisão, selecionar a energia e o serviço que quer cancelar, escolher uma data de rescisão e indicar os seus dados. | Ligar para a linha de apoio ao cliente, selecionar a opção 1 para "Assuntos relacionados com Eletricidade e Gás" e depois a opção 5 para "Cancelamento do seu contrato". |
Pode também terminar o contrato EDP presencialmente. Para isso, basta que se dirija a uma das suas lojas.
Quer continuar a ter energia em casa? Então não precisa de rescindir o contrato com a EDP! Basta contratar um novo fornecedor de energia. Desta forma, o contrato com a EDP cancela-se automaticamente e não sofre corte de energia.

Para cancelar o contrato com a EDP Comercial, precisa dos seguintes dados:
- Nome, nº de telemóvel, e-mail, nº do cartão de cidadão e NIF do titular do contrato EDP;
- CPE, se se trata de um contrato de eletricidade;
- CUI, se é um contrato de gás ou dual.
Como pedir ligação de luz à EDP?
A sua casa não tem contador de eletricidade? Então primeiro precisa de pedir uma ligação de luz à EDP. Este pedido deve ser feito diretamente à E-Redes através do formulário para ligar instalações de baixa tensão ou por contacto telefónico.
Contacto E-Redes
808 100 100Qual o custo de uma ligação de luz EDP? O custo da ligação depende de determinadas caraterísticas, como as condições técnicas da ligação e os materais a usar. Por isso, 15 dias depois de efetuar o pedido vai receber um orçamento tendo em conta todas estas variáveis.
Depois de ter a ligação de luz EDP efetuada, já pode contactar a EDP Comercial e celebrar o novo contrato de energia.
O que fazer perante uma fraude EDP ou um contrato burla?
Um contrato burla da EDP é quando outra companhia se faz passar pela EDP e o consumidor assina um contrato a julgar, erradamente, que está a assinar um contrato EDP. Se isto lhe acontecer, saiba que dispõe de 14 dias para cancelar qualquer contrato de energia sem qualquer prejuízo.
Além do contrato burla, existem outros tipos de fraude EDP:
❌ Fraude telefónica: Solicitam os dados bancários - IBAN e nº do cartão de crédito - para um suposto reembolso ao cliente.
A EDP nunca contacta o cliente para recolher dados bancários.
❌ Fraude digital: Recebe um e-mail com um link que supostamente o reencaminha para uma fatura com pagamento em atraso.
A EDP envia sempre as suas faturas em formato pdf e e não em link. Confira que o endereço do e-mail é [email protected].
❌ Fraude presencial: A burla da EDP de porta em porta é muito comum, principalmente entre clientes de mais idade, com o argumento de que tem pagamentos em atraso ou que é necessário trocar o contador.
Tenha em atenção que o agente da EDP está sempre fardado, com documento de identificação e que a EDP não faz cobranças presencialmente.
Se acha que foi alvo de uma tentativa de burla EDP Comercial, contacte de imediato a EDP através do número de apoio ao cliente 213 535 353, dirija-se a uma das suas lojas ou preencha o formulário online para o efeito.
Contratos EDP: Perguntas Frequentes
Os contratos EDP têm fidelização?
Não, os contratos da EDP não são fidelizados. No entanto, a EDP tem serviços que têm fidelização, como os Packs Living EDP ou o Plano EDP Saúde. Assim, pode cancelar o contrato EDP de forma gratuita a qualquer altura, se for um contrato EDP base. Se tiver serviços adicionados e rescindir o contrato EDP antes do término, ser-lhe-ão cobrados os meses em falta.
Quais os contactos para contratar a EDP?
Pode fazer um novo contrato EDP através do contacto telefónico, da EDP Online ou das lojas EDP. Se pretende fazer o contrato EDP online, veja o passo a passo para preencher o formulário de adesão.
Como cancelar o contrato EDP?
Para cancelar o contrato EDP, deve preencher o formulário de rescisão ou ligar para a linha de apoio ao cliente. Se deseja apenas trocar de fornecedor de energia, não precisa terminar o contrato EDP. Basta celebrar um novo contrato com o novo fornecedor e este cancela-se automaticamente.
Posso alterar o titular do meu contrato EDP?
Pode mudar o titular do contrato EDP gratuitamente. Pode fazê-lo na EDP Online, através do número 213 53 53 53 ou presencialmente numa loja ou agente EDP.
O que fazer no caso de uma tentativa de fraude EDP?
Antes de mais, saiba identificar tentativas de burla EDP. Se acha que foi alvo de uma tentativa de fraude EDP, contacte de imediato a companhia através do número 213 535 353, vá a uma das suas lojas ou preencha este formulário.