Fornecedores de Energia em Portugal

Em Portugal, há dezenas de fornecedores de energia, também conhecidos por comercializadores de energia ou agentes de mercado, com tarifas de luz e de gás para clientes domésticos, grandes consumidores, consumidores inddustriais e PME's. A grande maioria destas empresas de energia atua no mercado livre de energia, alguns no mercado regulado e, ainda poucos, no mercado indexado.


Fique a conhecer quais são os melhores fornecedores de eletricidade e fornecedores de gás natural, em Portugal, em 2021.

Fornecedores de energia em Portugal

Desde 2006, com a liberização do mercado de eletricidade, em Portugal, o número de fornecedores de eletricidade tem vindo a aumentar paulatinamente. Quatro anos depois, em 2010, foi a vez do gás natural realizar a transição para o mercado livre, passando este serviço a constar do leque de ofertas das empresas de energia.

Atualmente, resta o monopólio natural dos processos de distribuição de eletricidade, sob a responsabilidade da EDP Distribuição ou E-Redes.

Finalmente, com a desintegração dos processos de produção, distribuição e comercialização de eletricidade, são os consumidores quem saem principalmente beneficiados, já que poderão contratar as tarifas mais interessantes aos melhores fornecedores de energia, sem quaisquer custos adicionais, desde que respeitem as condições das respetivas ofertas contratadas.

  • Principais fornecedores de energia em Portugal
  • EDP Comercial
  • Galp Energia
  • Endesa
  • Iberdrola
  • Goldenergy
Updated on