Como ver as faturas da EDP e evitar faturas em atraso?
Saiba como ler uma fatura da EDP e quais os dados mais importantes a consultar. Veja ainda como pode pagar e o que fazer se tiver faturas da EDP em atraso.
Como ler as faturas da EDP Comercial?
As faturas da EDP dão uma visão detalhada sobre o seu consumo mensal. Na fatura da EDP, pode consultar várias informações relativas ao seu conrtato ou ao seu consumo médio de energia.
Consulte, a seguir, como ler a fatura da EDP e os seus dados mais importantes.
Fatura EDP - 1ª página
A primeira página da fatura da EDP é a que compila as informações mais importantes, incluindo os seus dados de cliente e o valor que tem de pagar. Veja no seguinte exemplo a primeira página da fatura da EDP:
- Valor a pagar e a data do pagamento;
- Leituras e datas indicadas para comunicar as leituras à EDP;
- Dados do titular e do contrato da EDP;
- Principais contactos da EDP.
Fatura EDP - 2ª página
A segunda página da fatura da EDP é dedicada ao serviço de eletricidade. Isto é, corresponde aos dados relativos ao consumo e as taxas e impostos aplicados na fatura.
- Detalhes dos consumos de eletricidade;
- Taxas e impostos de eletricidade aplicados à fatura da EDP.
Fatura EDP - 3ª página
Já a terceira página é dedicada ao serviço de gás natural e a eventuais serviços extra contratados. Se não tem este serviço, não encontrará esta página na sua fatura da EDP.
- Detalhes dos consumos de gás natural;
- Taxas e impostos de gás natural aplicados à fatura da EDP;
- Detalhes de algum serviço extra contratado.
Fatura EDP - 4ª página
Na quarta página, irá encontrar os os dados de pagamento da fatura da EDP.
Em caso de dívida, é apresentada mais uma página na fatura da EDP que indica o montante que o consumidor tem de pagar. O valor da dívida não está incluído no valor indicado na primeira página.
As faturas da EDP podem ser em papel ou eletrónicas e têm diferentes métodos de pagamento. Consulte-os abaixo.
- Como efetuar os pagamentos das faturas EDP?
- Débito direto - obtém um desconto se optar por este meio de pagamento
- Referência Multibanco;
- Payshop, CTT ou nas lojas EDP;
- MB Way
É aconselhado que use o débito direto como método de pagamento da fatura da EDP, uma vez que tem diversas vantagens para o consumidor, tais como:
Fale connosco! Nós tratamos de tudo.
O que fazer no caso de ter faturas EDP em atraso?
Caso tenha deixado passar a data limite e tenha faturas da EDP em atraso, deve contactar a fornecedora para que lhe forneçam uma nova referência de pagamento. Pode fazê-lo das seguintes formas:
- Na área de cliente EDP, no separador "Pagamentos e faturas", clicando em "Referência MB"
- Através do WhatsApp, com o número 911 955 282
- Ligando para o apoio ao cliente: 213 535 353
- Nas lojas ou agentes da EDP
Se não pagar o valor da fatura da EDP em atraso, corre o risco de ter o fornecimento de energia interrompido e ao valor em dívida podem ser acrescidos juros de mora.
O que são juros de mora?
Os juros de mora são um custo adicional cobrado aos consumidores têm uma fatura da EDP em atraso. Os valores dos juros são fixados anualmente e variam entre fornecedoras.
Para evitar atrasos nas faturas da EDP, pode aderir à Fatura Segura da EDP. A fatura segura da EDP é um seguro que garante o pagamento das faturas de energia a qualquer momento, como no desemprego ou na incapacidade temporária.
Como receber e onde consultar a fatura EDP?
Pode receber as faturas da EDP online ou em suporte de papel. Se adereir à fatura eletrónica da EDP e ao pagamente direto, poderá usufruir de descontos associados.
Onde consultar as faturas da EDP?
Fatura da EDP em papel
✅ Se optar por este tipo de fatura da EDP, vai recebê-la no correio postal da morada que consta no seu contrato
Fatura eletrónica da EDP
✅ Recebe a fatura eletrónica da EDP no e-mail e pode consultá-la sempre que desejar na área de cliente
Aderir à fatura eletrónica da EDP é gratuito e o pedido pode ser feito a qualquer altura:
- Através do contacto de apoio ao cliente
- No WhatsApp
- Através do formulário da fatura eletrónicada EDP;
- Numa das lojas da EDP
- Através da área de cliente, acedendo a "Alterações ao contrato", "Dados de pagamento e faturação" e, no campo da fatura eletrónica, clicar em "Adira já".
Entre em contacto! Nós tratamos do resto
Entre em contacto! Nós tratamos do resto
Perguntas Frequentes sobre as faturas da EDP
Que informações posso consultar nas faturas da EDP?
Na sua fatura da EDP encontra dados relativos ao contrato, como a morada de fornecimento, o CPE e/ou o CUI, os consumos de energia e os dados de pagamento das faturas EDP. Veja mais detalhadamente, página por página, as informações mais relevantes nas faturas EDP.
Tenho uma fatura EDP em atraso. O que devo fazer?
No caso de ter faturas da EDP em atraso, deve pedir à EDP uma nova referência para que possa fazer o pagamento. Consulte mais informações sobre faturas em atraso da EDP.
O que é a fatura segura EDP?
É um seguro da EDP com a Cardif Assurances Risques Divers – Sucursal Portugal que garante os pagamentos das faturas da EDP a qualquer momento.
Posso aderir à fatura eletrónica EDP depois de já ser cliente?
Sim, pode pedir a fatura eletrónica da EDP de forma gratuita, a qualquer momento. Saiba como fazer o pedido de adesão à fatura eletrónica da EDP.