Como mudar de fornecedor de energia?
Saiba como pode mudar de fornecedor de energia e todos os procedimentos para escolher o fornecedor de luz e gás que mais se adequa às suas necessidades e padrões de consumo.
Como mudar de fornecedor de luz e gás?
Se quer mudar de fornecedor de energia, saiba que o processo de alteração de fornecedor de eletricidade, gás ou dual é o mesmo e não implica o corte de energia em sua casa.
Para alterar o seu fornecedor de energia basta entrar em contacto com novo fornecedor de energia:
- Numa loja presencial
- Por telefone
- Online
Ao mudar de fornecedor de luz e gás, o atual e o antigo fornecedor tratarão de todos os procedimentos e da rescisão do contrato.
Na alteração de fornecedor de eletricidade e gás à distância (internet ou telefone), é importante que o comercializador entregue ao consumidor:
- Uma cópia do contrato assinado ou a sua confirmação em papel (ou noutro suporte - ex: email);
- Informações pré-contratuais.
Mudei de fornecedor de energia à distância. O que preciso de assinar? Ao mudar de forecedor de luz e gás, o consumidor terá de assinar uma proposta de contrato. À distância, a chamada ou o registo informático servem de comprovativo, não sendo necessário assinar fisicamente um contrato.
Com o mercado de luz e gás livre, os consumidores podem escolher o fornecedor de energia que quiserem, tornando a oferta mais diversificada e competitiva.
Existem mais fornecedores de energia, tarifas, serviços adicionais e condições que implicam uma decisão informada por parte do consumidor.
Assim, o consumidor pode mudar de companhia de eletricidade e gás para uma adequada aos seus consumos e necessidades. Para isso, basta entregar os documentos necessários para alterar o fornecedor de energia e iniciar o processo de mudança.
Entre em contacto! Nós tratamos do resto
Entre em contacto! Nós tratamos do resto
Até quando posso mudar de fornecedor de energia?
O prazo máximo para mudar de fornecedor de eletricidade e gás é no dia 31 de dezembro de 2025. Até lá, os consumidores do mercado regulado devem mudar de companhia de luz e gás e aderir ao mercado livre.
Contudo e devido à situação energética atual, a partir de 7 de setembro de 2022, passou a ser permitido para todos os consumidores do mercado livre mudar de fornecedor de gás e luz e regressar ao mercado regulado.
Essa alteração pode ser feita sempre que quiserem, até ao último dia de 2025.
O que acontece se não mudar de fornecedor de eletricidade e gás?
Pode permanecer no mercado regulado de luz ou gás até o final de 2025. Se não mudar de fornecedor de energia, a partir dessa data, todos os contratos de energia do mercado regulado passam de imediato para o mercado livre.
Mercado Livre e Mercado Regulado A diferença entre mercado livre e mercado regulado é que no mercado livre cada comercializador define a oferta, o preço e o serviço comercial que quer prestar. No mercado regulado, a atividade dos fornecedores está sujeita às regras estabelecidas pela ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
Na secção seguinte, explicamos o processo e tudo o que tem de saber para escolher um fornecedor de energia.
Como escolher um fornecedor de energia?
Para mudar de fornecedor de eletricidade e gás, o consumidor deverá escolher o fornecedor e a respetiva tarifa que melhor se adapte às suas necessidades e ao seu perfil de consumo.
Saiba como escolher um fornecedor de luz e gás em 3 passos.
Consulta e pesquisa de mercado
O primeiro passo para escolher uma companhia de eletricidade e gás é consultar as ofertas do mercado.
Comparar ofertas
Escolher um fornecedor de energia nem sempre está relacionado com a opção mais barata.
É necessário fazer uma decisão informada quando altera de fornecedor de energia, para que a nova contratação corresponda às suas necessidades e objetivos.
Por isso, comparar as ofertas dos fornecedores de energia é um passo essencial.
Estes são alguns dos fatores que devem ser considerados ao mudar de comercializador de energia:
- Preços
- Modalidades e periodicidade de faturação
- Modalidades de cobrança
- Opções tarifárias: tarifa de luz simples, bi-horária ou tri-horária e escalão de consumo de gás
- Serviços adicionais incluídos
- Promoções e descontos
- Prazos de entrada em vigor
- Existência ou não de período de fidelização
- Penalizações de rescisão de contrato (se aplicável)
- Cobrança do ajuste MIBEL
Serviços adicionais são serviços que não estão relacionados com o fornecimento de energia, como seguros ou assistência técnica. Por vezes, os fornecedores propõem este tipo de serviços quando o consumidor muda de fornecedor de eletricidade e gás. Contudo, os fornecedores devem, sempre, apresentar propostas que não incluam esses serviços.
Para facilitar a comparação e tornar mais simples a mudança de fornecedor de energia, peça uma ficha contratual padronizada.
Estas fichas harmonizam toda a informação pré-contratual e contratual dos fornecedores, tornando-a mais objetiva e fácil de compreender. Assim, poderá escolher o fornecedor de eletricidade ou gás mais adequado para si.
As fichas contratuais padronizadas são entregues a todos os consumidores de eletricidade que tenham uma potência contratada até 41,4 kVA e aos consumidores com um consumo anual de gás até 10.000 m³.
Contratar o fornecedor
O passo final na escolha do fornecedor de energia é contactar o comercializador que escolheu e finalizar a contratação.
O novo fornecedor de energia tratará de todos os procedimentos com o antigo fornecedor, incluindo a rescisão do contrato. Pode escolher a data e o fornecedor passa a faturar a partir desse dia.
A alteração de fornecedor de eletricidade e gás é gratuita, demora em média 5 dias úteis e tem um prazo máximo de 3 semanas.
Pode mudar de fornecedor de luz e gás e qualquer elemento do contrato quando quiser e as vezes que necessitar.
Documentos necessários para mudar de fornecedor de energia
Após perceber as suas necessidades e padrões de consumo, analisar as ofertas de mercado e escolher um fornecedor, deverá apresentar alguns documentos para alterar o fornecedor energia e finalizar a contratação.
Estes são os documentos necessários para mudar de fornecedor de luz e gás:
Documentação para mudar de fornecedor de luz |
---|
Documentação para mudar de fornecedor de gás |
|
|
O CPE é o número que identifica o seu contador de eletricidade e o CUI é utilizado para identificar a instalação de gás natural que tem em casa. Ambos os códigos podem ser encontrados na sua fatura de energia.
Na alteração de fornecedor de luz e gás de uma empresa, também serão solicitados o NIPC (Número de Identificação de Pessoa Coletiva) e o CAE (Código de Atividade Económica).
Perguntas Frequentes sobre a alteração de fornecedor de luz e gás
É preciso agendar a mudança de fornecedor de energia?
Não. A alteração de comercializador de energia é realizada automaticamente entre o novo e o antigo fornecedor, que tratarão de todos os procedimentos.
Se eu mudar de fornecedor de gás para um do mercado regulado, posso regressar ao mercado livre mais tarde?
Sim, pode. A data limite para mudar de fornecedor de eletricidade e gás para o mercado livre é até 31 de dezembro 2025. Até lá, o consumidor pode mudar de fornecedor de energia sempre que quiser, sem custos adicionais e para qualquer mercado.
Quando devo alterar de fornecedor de energia?
No mercado livre, pode mudar o seu fornecedor de eletricidade e gás a qualquer momento. No mercado regulado e, segundo a ERSE, janeiro é o mês ideal para mudar de comercializador de luz e gás, uma vez que a aprovação do calendário de tarifas é anunciada em dezembro e entra em vigor em janeiro.
Posso alterar o contrato após mudar de fornecedor de energia?
Sim. Se o consumidor quiser alterar algum elemento do contrato após mudar de fornecedor de luz e gás, pode fazê-lo a qualquer momento. Basta contactar o seu comercializador de energia para perceber como deve apresentar esse pedido.
Preciso de fazer um contrato para a luz e outro para o gás?
Não. Na mudança de fornecedor de energia, pode optar por fornecedores com ofertas duais, que incluam serviços de eletricidade e gás natural.