Saiba como ver a fatura da conta de eletricidade e gás.

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Saiba como ler uma fatura de energia e interpretar todos os valores e informações. Descubra ainda tudo sobre acertos e atrasos nas faturas de luz e gás.

Como ler a fatura de energia?

Os valores e as informações que aparecem na fatura de eletricidade e gás dão uma visão geral e detalhada sobre o seu consumo mensal.

Descubra como ler a fatura de eletricidade e gás e interpretar os seus valores:

Fatura de energia

 Identificação da fatura

No cabeçalho da fatura da eletricidade e do gás encontra o tipo de fatura que foi emitido, o seu número de identificação e a respetiva data de emissão.

 Dados de identificação e faturação

Geralmente na primeira página, constam o nome do titular da fatura de energia, a morada onde a fatura é enviada e a morada onde a energia é fornecida.

 Valor a pagar e data limite

Estes valores estão sempre bem visíveis na fatura do gás e da luz. Por regra, aparecem na primeira página e são o valor total a pagar e a data indicativa do pagamento.

O valor mensal a pagar pode variar se existir uma leitura real do contador, se o custo mensal foi estimado ou se tem algum serviço adicional cobrado na fatura.

 Modalidades de pagamento

Se o método de pagamento é débito direto, a data indicada corresponde ao dia a partir do qual o débito pode ser efetuado.

Se o consumidor paga a fatura da eletricidade e do gás por referência multibanco, CTT, Payshop, Paypal ou Mbway, a data apresentada corresponde à data limite para realizar o pagamento.

 Mensagens e informações úteis

Normalmente, as faturas de energia têm um espaço reservado para mensagens e informações úteis que o fornecedor quer partilhar com o consumidor.

Estas mensagens e informações podem ser sobre a tarifa e o contrato do consumidor ou, por exemplo, dicas de poupança de energia.

 Discriminação do valor total

Na fatura de gás e luz, pode encontrar o valor total a pagar e esse mesmo valor discriminado.

O valor total inclui:

Nas faturas da luz, a tarifa escolhida pode ser uma tarifa simples, bi-horária ou tri-horária. Nas faturas do gás, o escalão de consumo varia entre o escalão 1, 2, 3 e 4.

 Consumos

Os consumos de energia também aparecem na fatura de luz e gás. Aqui encontra-se o período a que se refere o valor do consumo e se o cálculo foi feito por estimativa ou por leitura do contador.

 Pontos de fornecimento de energia

Em todas as faturas de luz ou duais encontra-se o Código Ponto de Entrega (CPE). Este código é um número que identifica o contador de eletricidade do consumidor.

Nas faturas de gás ou duais é possível encontrar o Código Universal de Instalação (CUI). Este código é utilizado para identificar a instalação de gás que o consumidor tem em casa.

 Data de envio de leituras

Em todas as faturas de luz e gás constam a data limite e o contacto para quem o consumidor deve enviar as leituras do contador.

 Dados históricos

Os dados históricos de uma fatura de energia representam os consumos dos meses anteriores, incluindo o mês da fatura atual. Estes dados permitem acompanhar a evolução do consumo dos últimos meses.

Estes dados ajudam o consumidor a controlar e a ter uma maior noção daquilo que consome mensalmente. Pode ainda ser um auxílio para perceber como pode poupar energia e reduzir o valor pago na fatura de gás e luz.

 Informação geral sobre energia

A fatura de eletricidade e gás indica as fontes de energia renováveis e não renováveis, ajudando a perceber se a energia que consome é mais ou menos amiga do ambiente.

 Contactos e apoio ao cliente:

As faturas de luz e gás têm sempre os contactos mais relevantes do fornecedor de energia.

Como ler os valores da fatura de energia?

Fale connosco. Nós ajudamos!

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Faturas de energia em atraso

Faturas em atraso por parte do consumidor

Ter uma fatura da luz ou gás em atraso não significa que lhe vão cortar a energia imediatamente.

Menos de 5 dias de atraso no pagamento

Pode pagar a conta da luz e gás numa loja, agente ou multibanco.

Mais de 6 dias de atraso no pagamento

Deve contactar de imediato o seu fornecedor de energia para que ele lhe atribua uma nova referência de pagamento. Deve pagar a fatura de energia no dia que recebe a nova referência.

Passando esses prazos de pagamento da conta da luz ou gás, o consumidor corre o risco de ter um corte no fornecimento de energia.

O fornecedor de energia tem de enviar um pré-aviso, por escrito, com 20 dias de antecedência, com a seguinte informação:

  • Motivos para o corte de energia
  • Como o consumidor pode evitar o corte de fornecimento
  • Custos a suportar
  • Retoma de fornecimento

Para os consumidores de baixa tensão que tenham um atraso na conta de luz e gás, e desde que haja acesso à instalação, só pode haver um corte de fornecimento de energia após a redução da potência contratada para 1,15 kVA. A redução da potência deve ser comunicada por escrito com uma antecedência de 5 dias.

Se a conta de luz e gás continuar em atraso, o fornecimento de energia pode ser cortado 20 dias após a redução da potência.

Geralmente, o corte de fornecimento de energia pode ser efetuado 25 a 30 dias após a primeira falha no pagamento da fatura de luz e gás.

A interrupção do fornecimento por atraso do pagamento da fatura de energia e o seu reestabelecimento implicam custos adicionais - juros de mora - por parte dos consumidores.

O que são juros de mora?

Os juros de mora são um custo adicional cobrado aos consumidores quando a conta da luz e gás não é paga no dia definido. O valor dos juros são definidos e fixados anualmente e diferem entre entidades. A taxa aplicada é, no máximo, de 7% ou 8%.

Faturas em atraso por parte do fornecedor

O fornecedor pode enviar a fatura da luz e gás com atraso. Nesse caso, isso pode constituir um incumprimento do contrato de fornecimento dos comercializadores.

Nos serviços de energia, a fatura de eletricidade e gás deve ser enviada pelo menos 10 dias antes da data limite do pagamento.

Se o fornecedor de energia já não envia as faturas da luz e gás há vários meses, o consumidor tem o direito a pagar os valores em falta às prestações.

Se a fatura de energia tiver um atraso de 6 meses ou mais, o consumidor não tem de a pagar.

Segundo a Lei n.º 23/96, os fornecimentos de serviços não podem ser cobrados 6 meses após a sua disponibilização e consumo.

Por exemplo, se um fornecedor de energia não enviar a fatura de gás natural e eletricidade ao longo de 10 meses, o consumidor terá apenas de pagar o valor das últimas 4 faturas de energia.

A prescrição das faturas de eletricidade e gás por dívida não se aplica ao fornecimento de energia de alta tensão.

Estimativas e acertos nas faturas de luz e gás

Os acertos nas faturas do gás e da luz são uma forma de garantir que os valores do consumo de energia e aquilo que está a ser cobrado na fatura de luz e gás fiquem alinhados.

Se a fatura de energia contém consumos estimados e essa estimativa foi superior ao consumo real (obtido através da leitura do contador), haverá uma correção desse valor na próxima fatura.

Os acertos na conta da luz e gás resultam de dois fatores:

 Estimativas de consumo

O fornecedor de luz ou gás tem em conta os consumos registados anteriormente, determina um padrão de consumo e estima a energia consumida do mês de envio da fatura de energia.

 Leituras reais

As leituras reais são os valores retirados do contador, que equivalem aos valores reais de consumo.

  • Em que situações podem haver acertos nas faturas de energia?
  • Correção de consumos estimados, após a leitura do contador
  • Correção de erros de leitura, faturação e medição
  • Irregularidade no funcionamento do contador
  • Consumo irregular e furto de energia

Como se faz o acerto na fatura de luz e gás?

  • Se o acerto beneficiar o consumidor, o crédito do valor é considerado na própria fatura de acerto
  • Se o acerto for a favor do fornecedor, o utilizador pode pedir o pagamento em prestações do valor em causa
  • Se a necessidade de acerto da faturação não for da responsabilidade do consumidor, não haverá pagamento de juros.

 O montante de acerto a ser considerado em cada fatura da eletricidade e gás tem como limite mínimo 5€ e como limite máximo 25% do consumo médio de luz ou gás dos 6 meses anteriores à fatura de acerto.

Perguntas Frequentes sobre ler a fatura de luz e gás

Quantas faturas em atraso cortam a luz?

Se não paga a fatura de eletricidade e gás há mais de 6 dias, corre o risco de ter um corte no fornecimento de energia. O fornecedor de energia enviará um pré-aviso do corte de energia com 20 dias de antecedência.

Posso tirar uma segunda via da fatura de luz e gás?

Sim. Se perdeu a sua fatura de energia ou se já não é legível, pode entrar em contacto com o seu fornecedor de energia e solicitar uma segunda via da conta de luz e gás.

O que é cobrado nas faturas da luz e gás?

O preço da energia é composto por uma parte fixa e outra variável. A parte fixa é a potência elétrica contratada e o escalão de consumo de gás. A parte variável da fatura de gás e luz inclui a energia consumida num determinado período e as taxas e impostos cobrados nas faturas de energia.

Por que devo enviar leituras do contador de energia?

Se enviar regularmente as leituras do contador de eletricidade e/ou gás, o valor das faturas da luz e gás irá corresponder à energia que realmente consumiu, sem ter de fazer acertos nas faturas de energias posteriormente.