Como comunicar as leituras da luz à MEO Energia?
Entenda como comunicar as leituras à MEO Energia. Saiba ainda quando deve enviar a contagem à MEO Energia e como ler o seu contador da luz.
Como comunicar as leituras da MEO Energia?
Pode enviar a leitura à MEO Energia de duas formas:
Na área de cliente
Por telefone
800 028 028
Para dar a contagem à MEO Energia na área de cliente My MEO, basta seguir os seguintes passos:
- Ir ao contador de eletricidade da sua habitação e retirar a leitura
- Entrar diretamente na área de energia da My MEO e selecionar "Leituras"
- Registar os valores das horas de ponta, vazio e cheio
Enviar as leituras à MEO Energia é um processo rápido que também pode ser feito através da linha de apoio da fornecedora.
Após fazer a leitura do seu contador de luz, basta ligar para o número 800 028 028. A linha de apoio para o envio de leituras à MEO Energia está disponível todos os dias e é gratuita.
Comunicar a leitura à MEO Energia assegura que a fatura de eletricidade esteja alinhada com os consumos do utilizador, prevenindo a faturação por estimativa.
Para comunicar a leitura à MEO Energia terá de apresentar os seguintes dados:
Número de Identificação Fiscal
Número do contrato
Nas secções seguintes, explicamos quando deve apresentar a leitura à MEO Energia e como ler o contador da eletricidade.
Quando enviar a contagem à MEO Energia?
Nos contratos dos utilizadores, existe uma data específica para comunicar a leitura à MEO Energia.
Pode verificar a data de envio da contagem à MEO Energia:
Na primeira página da fatura da luz;
Na área de cliente My MEO;
No alerta mensal enviado a todos os utilizadores para comunicarem as leituras à MEO;
Se o contador da luz faz leituras automáticas, o utilizador não irá receber o alerta mensal de envio das leituras à MEO Energia.
Quando os consumos na fatura da luz são valores estimados e o utilizador enviou a contagem à MEO Energia, significa que:
- A leitura foi enviada fora da data limite
As leituras comunicadas à MEO Energia só são consideradas se forem enviadas dentro das datas limite. Se a leitura foi enviada fora das datas estipuladas, não será considerada na fatura da luz e o valor do consumo será estimado.
- Houve uma mudança do contador
Se há uma alteração do contador para um de leitura remota, saiba que o contador pode estar em fase de testes até 6 meses, não enviando as leituras à MEO Energia.
- É a primeira fatura
Se mudou de fornecedor de energia recentemente, a primeira fatura pode ter o consumo estimado com base na última fatura do antigo fornecedor. Nas faturas seguintes, serão consideradas as leituras à MEO Energia.
Como ler o contador da MEO Energia?
A leitura difere conforme o contador que tem em sua casa. Para conseguir fazer a leitura à MEO Energia, deve saber ler e interpertar o seu contador.
Existem os seguintes contadores de eletricidade:
Contadores Eletromecânicos
Todas as leituras encontram-se visíveis diretamente no visor eletromecânico. Ao retirar a contagem da MEO Energia, deve considerar apenas os números à esquerda da vírgula e ignorar os números a vermelho.
Os contadores eletromecânicos podem ter:
- 1 registador (tarifas simples)
- 2 regitadores (tarifas bi-horárias)
- 3 registadores (tarifas tri-horárias)
Contadores Estáticos
Os contadores estáticos são totalmente eletrónicos e têm um visor digital. Nestes contadores, os valores aparecem automaticamente de forma sequencial.
Para fazer a leitura da MEO Energia, pode também consultar os valores de forma manual, ao pressionar o botão do contador.
Contadores Híbridos
Os contadores híbridos têm uma componente eletromecânica e uma componente eletrónica. Para consultar os valores e enviar a contagem à MEO Energia, basta ver a informação no visor digital.
Perguntas Frequentes sobre leituras da MEO Energia
Com leitura remota é necessário enviar leituras à MEO Energia?
Se tem um contador com leitura remota, não precisa de comunicar as leituras à MEO Energia, uma vez que o contador envia as leituras de forma automática.
O que acontece se não enviar a leitura?
Se não enviar as leituras à MEO Energia, as faturas mensais serão baseadas em estimativas de consumo. Se a estimativa for muito inferior ao consumo real, a sua fatura vai ser mais elevada. Se comunicar as leituras à MEO Energia dentro das datas limite, pagará exatamente aquilo que consumir.
Quais são os contactos para enviar a leitura da meo energia?
Pode comunicar as leituras à MEO Energia através da área reservada My Meo ou através do número 800 028 028.
Quando devo enviar a leitura à MEO Energia?
A data de envio da contagem à MEO Energia difere entre clientes. Pode confirmar a data limite de envio da leitura à MEO Energia na primeira página da fatura da luz ou através da internet (área reservada My MEO).