Logo Goldenergy
logo goldenergy

Tem dúvidas sobre da Goldenergy?

Fale connosco e comece a poupar!

De momento, o call-center está fechado.
(Serviço oferecido pela Selectra. Horário de apoio comercial: 8h-21h de 2ª a 6ª | 9h-19h Sab. e Dom.)

Goldenergy: Informação e Contratação
Deixe-nos o seu contacto e ligamos-lhe

Solicitar chamada

Como comunicar leituras à Goldenergy? Contactos, ler o contador e mais

Atualizado a
minutos de leitura
Contactos para comunicar leituras Goldenergy

Sabe a importância de comunicar as leituras à Goldenerg? Explicamos-lhe por que o deve fazer, como e quando comunicar as leituras e como ler o contador da luz e do gás.

Goldenergy Leituras: Como comunicar leituras Goldenergy?

A comunicação de leituras Goldenergy é gratuita e deve ser feita mensalmente. A Goldenergy dispõe de cinco meios para o efeito:

como-comunicar-leituras

Se preferir comunicar as leituras Goldenergy através da sua área de cliente, basta aceder com a sua conta e inserir os valores.

Documentos necessários para comunicar leituras Goldenergy

Pronto para enviar as leituras à Goldenergy? Eis os documentos que precisa de ter ao seu lado:

  • Código CPE para as leituras de eletricidade;
  • Código CUI para as leituras de gás;
  • Número do contrato;
  • NIF do titular do contrato.

Por que é importante dar a leitura da luz? Ao enviar as leituras Goldenergy está a garantir que, no final do mês, só vai pagar a energia que realmente consumiu. Se não comunicar as leituras fica sujeito a uma estimativa de consumo que pode ser mais alta do que o seu consumo real.

Mude de fornecedor sem complicações!

Entre em contacto! Nós tratamos do resto.

Assessor Independente

Mude de fornecedor sem complicações!

Entre em contacto! Nós tratamos do resto.

Assessor Independente

Contagem Goldenergy: Como ler o contador?

A generalidade dos contadores são como o que vê na imagem. Para fazer a contagem EDP corretamente, deve:

ler-contador
  • Excluir os zeros à esquerda e os três últimos dígitos (por norma representados a vermelho ou à direita da vírgula).
  • Registar os restantes dígitos;

No entanto, note que existem diferentes tipos de contadores, pelo que deve assegurar-se que está a fazer a correta leitura do contador da luz.

A E-Redes, antiga EDP Distribuição, é detentora dos contadores da luz, pelo que também é responsável por eles e pelas suas leituras. Por isso, além de dar as contagens da luz à Goldenergy, pode fazê-lo também para a E-Redes através do número:

Caso não o faça, o distribuidor de energia irá agendar consigo uma data para que o técnico vá fazer a leitura do contador.

Comunicação das leituras pela E-Redes É da responsabilidade da E-Redes comunicar as leituras da luz de 3 em 3 meses e as leituras de gás natural de 2 em 2 meses. No entanto, aconselhamos que faça a comunicação das leituras Goldenergy todos os meses, de forma a garantir que só lhe é cobrado aquilo que efetivamente consumiu.

⚠️ Se num período de 6 meses a E-Redes não conseguir aceder ao seu contador, a distribuidora vai programar uma leitura extraordinária, cujos custos ficarão a seu cargo. Se esta leitura extra não se realizar, a E-Redes pode cortar o fornecimento de energia.

Como dar a leitura do gás Goldenergy?

A leitura do gás é mais simples do que a leitura do contador da luz. Apesar de existir mais do que um modelo de contador, a leitura faz-se da mesma forma em todos.

Para poder enviar a leitura de gás Goldenergy, deve dirigir-se ao contador de gás natural e:

  • Registar os dígitos sob o fundo preto;
  • Excluir os dígitos sob o fundo vermelho.

O contador de gás natural apresenta o consumo em m3, enquanto que na fatura o valor surge em kWh.

Quando enviar as leituras à Goldenergy?

Existe uma altura ideal para comunicar leituras à Goldenergy? Sim, e está descrita nas suas faturas de luz!

Na parte superior da primeira página da sua fatura, encontra uma secção com o nome "Não se esqueça de comunicar a sua leitura". Aí encontra a data mais aconselhável para enviar as leituras à Goldenergy.

fatura-luz

Pode, no entanto, comunicar as leituras sempre que entender, fora do período indicado. Mas recordamos que só fazendo a comunicação das leituras Goldenergy nesse período é que garante que o consumo refletido na fatura seguinte é o real.

Goldenergy Leituras: Perguntas Frequentes

Por que devo comunicar as leituras à Goldenergy?

Para garantir que o valor da fatura corresponde ao seu consumo real. Caso não faça a comunicação das leituras Goldenergy, a companhia vai calcular o seu consumo com base em estimativas.

Como posso enviar as leituras à Goldenergy?

A Goldenergy dispõe de uma linha gratuita e disponível 24 horas para o efeito: 800 100 072. Também pode dar a contagem à Goldenergy através da área de cliente, website ou app da companhia, ou então dirigindo-se a uma das suas lojas.

Há uma data ideal para enviar a leitura à Goldenergy?

Sim. Pode consultar a data na secção "Não se esqueça de comunicar a sua leitura" nas suas faturas Goldenergy.