Como comunicar leituras à Goldenergy? Contactos, ler o contador e mais
Sabe a importância de comunicar as leituras à Goldenergy? Explicamos-lhe por que o deve fazer, como e quando comunicar as leituras e como ler o contador da luz e do gás.
Goldenergy Leituras: Como comunicar leituras Goldenergy?
A comunicação de leituras Goldenergy é gratuita e deve ser feita mensalmente. A Goldenergy dispõe de cinco meios para o efeito:
- Linha de leituras Goldenergy gratuita e disponível 24h/dia: 800 100 072;
- Lojas ou agentes Goldenergy;
- Área de cliente Goldenergy;
- Website da Goldenergy;
- App Goldenergy, disponível para Android e IOS.
Se preferir comunicar as leituras Goldenergy através da sua área de cliente, basta aceder com a sua conta e inserir os valores.
Documentos necessários para comunicar leituras Goldenergy
Pronto para enviar as leituras à Goldenergy? Eis os documentos que precisa de ter ao seu lado:
- Código CPE para as leituras de eletricidade;
- Código CUI para as leituras de gás;
- Número do contrato;
- NIF do titular do contrato.
Por que é importante dar a leitura da luz? Ao enviar as leituras Goldenergy está a garantir que, no final do mês, só vai pagar a energia que realmente consumiu. Se não comunicar as leituras fica sujeito a uma estimativa de consumo que pode ser mais alta do que o seu consumo real.
Tarifas de energia
Informação / Contratos / Gestões
Tarifas de energia
Informação / Contratos / Gestões
Contagem Goldenergy: Como ler o contador?
A generalidade dos contadores são como o que vê na imagem. Para fazer a contagem EDP corretamente, deve:
- Excluir os zeros à esquerda e os três últimos dígitos (por norma representados a vermelho ou à direita da vírgula).
- Registar os restantes dígitos;
No entanto, note que existem diferentes tipos de contadores, pelo que deve assegurar-se que está a fazer a correta leitura do contador da luz.
A E-Redes, antiga EDP Distribuição, é detentora dos contadores da luz, pelo que também é responsável por eles e pelas suas leituras. Por isso, além de dar as contagens da luz à Goldenergy, pode fazê-lo também para a E-Redes através do número:
Comunicar Leituras à E-Redes
Caso não o faça, o distribuidor de energia irá agendar consigo uma data para que o técnico vá fazer a leitura do contador.
Comunicação das leituras pela E-Redes É da responsabilidade da E-Redes comunicar as leituras da luz de 3 em 3 meses e as leituras de gás natural de 2 em 2 meses. No entanto, aconselhamos que faça a comunicação das leituras Goldenergy todos os meses, de forma a garantir que só lhe é cobrado aquilo que efetivamente consumiu.
⚠️ Se num período de 6 meses a E-Redes não conseguir aceder ao seu contador, a distribuidora vai programar uma leitura extraordinária, cujos custos ficarão a seu cargo. Se esta leitura extra não se realizar, a E-Redes pode cortar o fornecimento de energia.
Como dar a leitura do gás Goldenergy?
A leitura do gás é mais simples do que a leitura do contador da luz. Apesar de existir mais do que um modelo de contador, a leitura faz-se da mesma forma em todos.
Para poder enviar a leitura de gás Goldenergy, deve dirigir-se ao contador de gás natural e:
- Registar os dígitos sob o fundo preto;
- Excluir os dígitos sob o fundo vermelho.
O contador de gás natural apresenta o consumo em m3, enquanto que na fatura o valor surge em kWh.
Quando enviar as leituras à Goldenergy?
Existe uma altura ideal para comunicar leituras à Goldenergy? Sim, e está descrita nas suas faturas de luz!
Na parte superior da primeira página da sua fatura, encontra uma secção com o nome "Não se esqueça de comunicar a sua leitura". Aí encontra a data mais aconselhável para enviar as leituras à Goldenergy.
Pode, no entanto, comunicar as leituras sempre que entender, fora do período indicado. Mas recordamos que só fazendo a comunicação das leituras Goldenergy nesse período é que garante que o consumo refletido na fatura seguinte é o real.
Goldenergy Leituras: Perguntas Frequentes
Por que devo comunicar as leituras à Goldenergy?
Para garantir que o valor da fatura corresponde ao seu consumo real. Caso não faça a comunicação das leituras Goldenergy, a companhia vai calcular o seu consumo com base em estimativas.
Como posso enviar as leituras à Goldenergy?
A Goldenergy dispõe de uma linha gratuita e disponível 24 horas para o efeito: 800 100 072. Também pode dar a contagem à Goldenergy através da área de cliente, website ou app da companhia, ou então dirigindo-se a uma das suas lojas.
Há uma data ideal para enviar a leitura à Goldenergy?
Sim. Pode consultar a data na secção "Não se esqueça de comunicar a sua leitura" nas suas faturas Goldenergy.