Veja como aderir à Goldenergy: contratar, cancelar e alterar o titular
Acabou de mudar de casa ou quer trocar de fornecedor de energia? Fique a saber tudo sobre os contratos Goldenergy: como aderir, como cancelar contrato ou mudar de titular.
Como fazer um novo contrato Goldenergy
Pretende fazer um novo contrato de luz e gás? Pode aderir à Goldenergy de 3 formas diferentes: online, por telefone ou nas lojas da Goldenergy.
Para fazer um contrato Goldenergy, estes são os documentos que vai precisar de ter consigo quando contactar a companhia:
Documentos para aderir à Goldenergy:
- Dados do titular do contrato (nome, NIF e contacto telefónico);
- Morada completa;
- IBAN, caso adira ao desconto por débito direto;
- Códigos CPE e/ou CUI;
- Comprovativo da nova morada, que poderá ser:
- escritura de compra e venda;
- contrato promessa de compra e venda;
- contrato de cessão de exploração/trespasse;
- contrato de arrendamento, se se tratar de uma casa arrendada.
Se não é o titular do futuro contrato Goldenergy, deverá ter na sua posse uma autorização do titular para poder fazer o contrato em seu nome.
Segundo a Goldenergy, só precisa de 7 minutos para aderir à Goldenergy online. Veja no vídeo abaixo o passo a passo.
Se estiver com dúvidas em relação a contratar a fornecedora, veja primeiro as opiniões dos clientes da Goldenergy.
Importa ainda realçar que, para poder fazer um contrato com a Goldenergy, precisa de ter:
- Acesso à rede de distribuição de energia elétrica, para contratar eletricidade;
- Acesso à rede de distribuição de gás natural, caso queira contratar gás natural.
Caso ainda não tenha, deverá primeiro contactar a E-Redes, distribuidora nacional de eletricidade, e/ou a distribuidora de gás natural da sua área de residência. Só depois poderá fazer o novo contrato Goldenergy.
O que pode contratar com a Goldenergy?
Os contratos Goldenergy não têm fidelização e neles pode contratar:
- Serviço de eletricidade;
- Serviço de gás natural;
- Serviço dual (eletricidade e gás natural);
- Serviço de eletricidade em regime de preço regulado.
O que é o regime de preço regulado e a quem se destina? Neste regime, a Goldenergy, fornecedora do mercado livre de energia, pratica o preço do mercado regulado de eletricidade, e destina-se a qualquer pessoa, singular ou coletiva, que tenha uma potência contratada igual ou inferior a 41,4 kVA.
Tarifas de energia
Informação / Contratos / Gestões
Tarifas de energia
Informação / Contratos / Gestões
Como cancelar o contrato Goldenergy?
Cancelar o contrato Goldenergy é um processo muito simples e gratuito. Atualmente, existem três opções para o fazer:
- Mudar de fornecedor de energia, caso pretenda continuar a ter energia no imóvel;
- Rescindir o contrato com a Goldenergy, caso pretenda deixar de ter eletricidade e/ou gás natural;
- Cancelar o contrato nos 14 dias imediatamente após a celebração do mesmo.
1. Mudar de fornecedor de energia
Se pretende continuar com luz e/ou gás em casa, então basta que troque de fornecedor. Para isso, deverá contactar o novo fornecedor de energia e celebrar com ele um contrato. Desta forma, o contrato com a Goldenergy cancela-se automaticamente.
Só poderá ser-lhe cobrado algo caso tenha faturas em atraso ou se trate de uma mudança de fornecedor com alteração do titular no contrato de gás natural. Esta mudança pressupõe uma inspeção ao serviço de gás natural, cujos custos ficam a cargo do cliente.
2. Rescindir o contrato Goldenergy
Se, por outro lado, quiser terminar com o fornecimento de energia, então deverá preencher o formulário de rescisão e remetê-lo à Goldenergy num prazo máximo de 30 dias antes da data pretendida de desativação. Pode enviar o formulário de 3 formas:
3. Cancelar nos 14 dias após celebração
Se, logo após fazer contrato com a Goldenergy, se arrepender de o ter feito, dispõe de um período de reflexão de 14 dias após a celebração do mesmo para cancelar o contrato Goldenergy sem nenhum prejuízo.
Caso tenha pedido a instalação da luz e/ou do gás nesse período, ser-lhe-á apenas cobrado o valor referente ao consumo efetuado.
O que fazer para alterar o titular do contrato?
Pode mudar o titular do contrato Goldenergy gratuitamente e sempre que quiser. Tem duas formas para o fazer:
- Presencialmente, numa das lojas ou agentes Goldenergy;
- Ou preenchendo o pedido de alteração de titular e enviando-o por e-mail para [email protected] ou por correio para a sede da Goldenergy.
Para alterar o titular Goldenergy, precisa de ter consigo os seguintes documentos:
- Número do contrato de fornecimento;
- Uma leitura real de eletricidade e/ou gás natural;
- Dados do novo titular (nome, número do cartão de cidadão, NIF, e-mail e contacto telefónico).
O processo de alteração de titular do contrato Goldenergy pode demorar de 7 a 10 dias úteis a ser concluído.
O que fazer no caso de um contrato burla?
Os casos de burla relativos a contratos energéticos aumentaram nos últimos tempos em Portugal. Se assinar um contrato de luz de uma companhia que se faz passar pela Goldenergy, deve:
- Alertar a Goldenergy através do número 808 205 005;
- Cancelar o contrato durante os 14 dias imediatamente após a data de celebração.
Tenha atenção a e-mails e SMS suspeitos Confirme sempre se o remetente do e-mail termina em goldenergy.pt, não clique em nenhum link nem abra nenhum ficheiro zip.
Recordamos também que em circunstância alguma a Goldenergy cobra faturas em atraso presencialmente e que os agentes Goldenergy encontram-se sempre devidamente identificados com farda e cartão de identificação.
Contratos Goldenergy: Perguntas Frequentes
Quanto custa mudar para a Goldenergy?
Mudar para a Goldenergy é um processo gratuito e sem fidelização.
Como fazer um contrato Goldenergy?
Pode fazer um contrato Goldenergy de 3 formas: online, no website da fornecedora, via chamada telefónica para 808 205 005 ou presencialmente numa das lojas ou agentes Goldenergy.
Quero cancelar o contrato Goldenergy. O que devo fazer?
Se quer continuar a ter eletricidade e/ou gás natural na morada, basta mudar de fornecedor de energia. Se deseja cancelar o fornecimento de energia, pode cancelar o contrato Goldenergy numa das lojas da companhia ou preencher o pedido de rescisão do contrato e enviá-lo à Goldenergy num período máximo de 30 dias antes da data de desativação.
Contrato burla: o que fazer?
Se for alvo de um contrato burla, ou seja, se assinar contrato com uma companhia que se faz passar pela Goldenergy, deve alertar a Goldenergy e cancelar o contrato nos 14 dias imediatamente após a data de celebração.