luz e gas

Paga demasiado pela fatura de energia? Pode começar a poupar 100€/ano.

Informação grátis. Se os nossos agentes estiverem ocupados, ligamos-lhe.

luz e gas

💡Poupe na sua fatura de luz e gás!

Serviço gratuito de comparação de tarifas de luz e gás:

de 2ª a 6ª - 8h00 às 21h00 | Sábado e Domingo - 9h00 às 19h00

Como reportar avarias à EDP?

Atualizado a
minutos de leitura
Avarias da EDP em casa

Ficou sem eletricidade ou gás da EDP? Veja como reportar avarias à EDP e quanto tempo demora a EDP a resolver uma falha de energia.

Como reportar avarias à EDP?

Teve uma falha na energia da EDP e não sabe o que fazer? Em primeiro lugar, antes de entrar em contacto com a fornecedora, deve confirmar se efetivamente há uma falha de energia.

No caso da eletricidade, seja em casa ou numa empresa, responda às seguintes questões:

Há luz na rua?

Tem os pagamentos da fatura em dia?

Existe algum equipamento a "disparar" o disjuntor?

Os vizinhos também não têm eletricidade?

Depois de responder às questões e perceber melhor qual é o seu tipo de avaria de eletricidade da EDP, poderá reportar essa falha através do contacto da E-Redes: 800 506 506.

A chamada para reportar avarias da EDP é gratuita e está disponível 24h por dias.

Tenha a sua fatura de eletricidade quando estiver a reportar uma avaria à EDP. O assitente poderá pedir o CPE (Código de Ponto de Entrega) e o nome do titular do contrato.

No caso das avarias de gás da EDP, verifique se:

  1. Alguma torneira de segurança foi fechada por engano. Se não, consulte se tem gás em algum equipamento.
  2. Se tiver gás noutros equipamentos, o problema pode ser do próprio equipamento. Nesse caso, chame a assistência técnica
  3. Se não tiver gás em nenhum aparelho, o redutor junto ao contador de gás pode estar bloqueado

Para reportar a avaria à EDP, aceda às falhas de energia no website da EDP e insira o distrito e o concelho onde está localizado para obter o contacto.

Tenha em mão o seu CUI (Código Universal da Instalação), uma vez que ao comunicar as avarias à EDP podem solicitar essa informação.

Avarias da EDP na via pública

Todas as avarias de eletricidade da EDP devem ser comunicadas à E-Redes (Operador da Rede de Distribuição). Quando há uma avarias da EDP na via pública, o processo é exatamente o mesmmo.

  • Uma avaria EDP na iluminação pública pode ser:
  • Um poste caído
  • Estradas sem ou com pouca luz
  • Lâmpadas fundidas
  • Cabos subterrâneos à vista

Se vir uma avaria da EDP na rua deve comunicá-la à E-Redes. A sua reparação não apresenta qualquer prejuízo para quem a reportou, quer seja cliente da EDP ou de outro fornecedor de energia.

O poste de iluminação que viu desligado tinha um autocolante? Se sim, significa que foi desligado pela Câmara Municipal por uma questão de eficiência energética.

Avarias de eletrodomésticos da EDP

Para certificar que ocorreu mesmo uma avaria no eletrodoméstico da EDP, siga os passos a seguir:

1

Ligue os equipamentos um de cada vez. Se ligar um desses equipamentos dispara o disjuntor, é essa a causa da avaria ou sobrecarga elétrica

2

De seguida, volte a desligar todos os eletrodomésticos e ligue os disjuntores

3

Ligue o equipamento que originou a avaria. Se o disjuntor voltou a disparar, significa que o eletrodoméstico está avariado, se não, é porque tem uma sobrecarga elétrica

Se necessita assistência técnica para uma avaria num eletrodoméstico da EDP e tenha adquirido uma solução de aquecimento de água ou ar condicionado, contacte o número 213 53 53 53.

Com o serviço Funciona da EDP, tem um platfond em assistênia técnica para equipamentos de cozinha e instalações de energia.

Quanto tempo demora a EDP a resolver a avaria?

O tempo de reparação de uma avaria EDP depende do tipo de ocorrência. O piquete da EDP demora, geralmente, 30 minutos para repor a energia na sua casa.

No entanto, após comunicar a necessidade de assistência técnica, o piquete da EDP irá a sua casa num prazo máximo de 4 horas.

Quais são os custos de uma avaria EDP?

Se a responsabilidade da avaria da EDP é do cliente, então terá de pagar a mão de obra e a deslocação do piquete da EDP até sua casa. Caso se trate de uma avaria em algum eletrodoméstico ou na instalação elétrica, deverá chamar um eletricista e os respetivos custos ficarão a cargo do consumidor.

Se a responsabilidade da avaria é da EDP, ou se é uma avaria EDP na iluminação pública, não terá nenhum encargo.

Perguntas Frequentes sobre as avarias da EDP

Tive uma avaria da edp hoje. O que devo fazer?

Se teve uma falha de energia da edp hoje ou quer esclarecer alguma dúvida relacionada com a avaria, entre em contacto com a fornecedora. Veja todos os passos para reportar uma avaria à EDP.

Que documentos tenho de apresentar para comunicar uma avaria à EDP?

Para comunicar uma avaria à EDP, vai precisar de indicar o CPE, que está na primeira página das suas faturas de luz da EDP. Se for uma avaria relativa ao gás natural, então deverá contactar o distribuidor de gás da sua zona e fornecer o CUI.

Depois de comunicar a avaria, quanto tempo demora o piquete da EDP?

Geralmente, o piquete da EDP apresenta-se em sua casa num prazo máximo de 4 horas depois de comunicar a avaria à EDP. Saiba mais sobre quanto tempo e quanto custa resolver uma avaria da EDP.

Como comunicar uma avaria na iluminação pública à EDP?

As avarias na via pública são consideradas avarias da E-Redes e, por isso, devem ser comunicadas à distribuidora através do número 800 506 506. Reportar uma avaria da EDP na iluminação pública não acarreta nenhum custo para quem a comunica.