Ocorrências EDP: Contacto para reportar avarias e chamar o piquete EDP

Atualizado a
minutos de leitura
EDP Avarias: Comunicar avarias na via pública ou em casa à EDP

Conheça os contactos para comunicar avarias à EDP, como comunicar uma avaria na iluminação pública e saiba ainda a cobertura de assistência técnica que o seu plano EDP oferece.

EDP avarias: Contacto para reportar ocorrências EDP

Para avarias da EDP em casa ou na empresa como, por exemplo, uma avaria no contador EDP, ou para comunicar avarias EDP na via pública, estes são os contactos de que precisa:

Contacto avarias EDP Distribuição

Contacto grátis de avarias EDP
Disponível 24 horas por dia.

800 506 506

Contacto apoio ao cliente EDP Comercial

Apoio ao cliente EDP
Segunda a sexta das 8h às 22h.
Custo de chamada local.

213 535 353

Contacto apoio ao cliente EDP no estrangeiro

Apoio ao cliente EDP internacional
Segunda a sexta das 8h às 22h.
Custo de chamada internacional.

+351 210 016 384

Além destes números de telefone para avarias EDP, também pode comunicar uma avaria à EDP através do balcão digital da E-Redes.

Se a avaria da EDP é relativa ao gás natural, deverá contactar o distribuidor de gás da sua área de residência.

Se, além de comunicar a avaria à EDP, tem outros assuntos a tratar com a companhia, confira todos os contactos da EDP.

Como apresentar reclamações à EDP?

Como reportar avarias EDP na via pública?

As avarias da EDP na rua devem ser comunicadas à E-Redes, antiga EDP Distribuição, através do contacto grátis para comunicar avarias EDP, 800 506 506, ou através do formulário para reportar avarias da E-Redes na via pública.

  • Uma avaria EDP na iluminação pública pode ser:
  • Um poste caído;
  • Estradas sem ou com pouca luz;
  • Lâmpadas fundidas;
  • Cabos subterrâneos à vista.

Todos os cidadãos que testemunhem uma avaria EDP na via pública devem comunicá-la à E-Redes. Saiba que a sua reparação é gratuita e que não apresenta qualquer prejuízo para quem a reportou, quer seja cliente EDP ou de outro fornecedor de energia.

O poste de iluminação que viu desligado tinha um autocolante? Se sim, significa que foi desligado pela Câmara Municipal por uma questão de eficiência energética. Não se tratando de uma avaria da E-Redes, nesse caso, deve contactar a Câmara da sua zona.

Avarias EDP em empresas e imóveis

Ficou sem luz em casa? Nestes casos, pode contactar a E-Redes ou diretamente a EDP através do número 808 535 353.

Avarias EDP em casa

Mas antes de contactar a EDP, verifique se:
❗ Tem algum eletrodoméstico que esteja a fazer disparar o disjuntor;
❗ Não se trata de um corte de luz por falta de pagamento à EDP.

A potência contratada dita quantos aparelhos pode ter ligados à corrente elétrica em simultâneo. Quando ultrapassa esse número de equipamentos, a luz vai abaixo. Nesse caso, deverá aumentar a potência na sua área de cliente EDP, via chamada para o apoio ao cliente ou numa das lojas EDP.

Como saber se a avaria EDP é uma avaria no circuito elétrico?

Contacto avarias EDP Distribuição
  • Desligue todos os aparelhos elétricos ligados ao circuito do disjuntor que dispara;
  • Volte a ligar o disjuntor juntamente com o disjuntor geral;
  • Se voltar a disparar, poderá ser uma avaria no circuito elétrico ou uma potência contratada mais baixa do que necessita;
  • Se, depois de calcular a potência contratada necessária concluir que a que tem é adequada ao seu consumo, deverá contactar a EDP por avaria do circuito elétrico.

Ou será uma avaria em algum eletrodoméstico?

  • Desligue todos os aparelhos elétricos e volte a ligá-los um de cada vez;
  • Se o disjuntor disparar com a ligação de algum dos aparelhos, atente nesse eletrodoméstico;
  • Desligue novamente todos os aparelhos e ligue os disjuntores;
  • Ligue o aparelho que fez o disjuntor disparar. Se o disjuntor voltar a disparar é porque se trata de uma avaria do equipamento. Se não disparar é porque se trata de uma sobrecarga elétrica e terá de rever a sua potência contratada.

Piquete EDP: Quanto tempo demora a reparação de uma avaria EDP?

O tempo de reparação de uma avaria EDP depende do tipo de ocorrência. No entanto, após comunicar a necessidade de assistência técnica, o piquete da EDP irá a sua casa num prazo máximo de 4 horas.

Quais são os custos de uma avaria EDP? 👉 Se a responsabilidade da avaria EDP é do cliente, então terá de pagar a mão de obra e a deslocação do piquete da EDP até sua casa. Se se tratar de uma avaria em algum eletrodoméstico ou na instalação elétrica, deverá chamar um eletricista e os respetivos custos ficarão a seu cargo;
👉 Se a responsabilidade da avaria é da EDP, ou se é uma avaria EDP na iluminação pública, não terá nenhum encargo.

EDP Funciona: Avarias e assistência técnica da EDP

O serviço EDP Funciona é um serviço da EDP Comercial que assegura assistência técnica a instalações e eletrodomésticos, serviços urgentes 24h/dia, revisão e check-up à casa. Está disponível em 3 formatos, através dos Packs Living da EDP, que dispõem de condições diferentes e, consequentemente, preços diferentes.

Packs Living EDPEasySmartFull
Assistência técnica100€/ano300€/ano600€/ano
Copagamento de peçasNão inclui25%25%
Check-up casa50% desconto1 check-up/ano1 check-up/ano
Preço4,90€/mês7,90€/mês14,90€/mês

Avarias EDP: Perguntas Frequentes

Há um contacto grátis para reportar avarias à EDP?

Sim. A E-Redes disponibiza um contacto grátis e disponível 24 horas para comunicar avarias EDP: 800 506 506. A EDP Comercial também dispõe mais contactos para comunicar avarias EDP. Pode ainda apresentar uma reclamação à EDP, se assim o desejar.

Que documentos tenho de apresentar para comunicar uma avaria à EDP?

Para comunicar uma avaria à EDP, vai precisar de indicar o CPE, que está na primeira página das suas faturas de luz da EDP. Se for uma avaria relativa ao gás natural, então deverá contactar o distribuidor de gás da sua zona e fornecer o CUI.

Depois de comunicar a avaria, quanto tempo demora o piquete da EDP?

Geralmente, o piquete da EDP apresenta-se em sua casa num prazo máximo de 4 horas depois de comunicar a avaria à EDP.

Como comunicar uma avaria na iluminação pública à EDP?

As avarias na via pública são consideradas avarias da EDP Distribuição e, por isso, devem ser comunicadas à atual E-Redes através do número 800 506 506. Reportar uma avaria da EDP na iluminação pública não acarreta nenhum custo para quem a comunica.