Cancelar contrato de luz e gás: Como rescindir e quanto tempo demora?

Como cancelar o contrato de luz e gás

Saiba como cancelar o contrato de luz e gás ou como mudar o contrato para outro fornecedor. Veja do que vai precisar, quanto custa e quanto tempo demora todo o processo.


Pretende cancelar o contrato de luz ou mudar de fornecedor?

 

Se não precisa de energia no imóvel, deve contactar o fornecedor e pedir a rescisão de contrato de fornecimento de energia elétrica e gás.

contratar-eletricidadeRescindir contrato

Caso continue a precisar de luz e gás, basta mudar o contrato de luz para outro fornecedor.

contratar-eletricidadeMudar de fornecedor

Como cancelar o contrato de luz e de gás natural?

Se realmente pretende cancelar o fornecimento de energia elétrica e gás na habitação, deve contactar o seu fornecedor de energia e cancelar o contrato de luz.

Pode fazê-lo pessoalmente numa das lojas do fornecedor, através de uma chamada telefónica ou de um e-mail.

Se é cliente do mercado regulado de energia, confira os contactos da SU Eletricidade.

Prefere rescindir o contrato de luz e gás online? Também é possível através da área de cliente do fornecedor ou de formulários de rescisão de contrato de energia:

Deve contactar o seu fornecedor pelo menos 30 dias antes da data prevista para rescisão do contrato de fornecimento de energia elétrica e gás.

Rescisão do contrato: Do que precisa e quanto tempo demora?

Para cancelar o contrato de luz, vai precisar de ter à mão os seguintes dados:

cancelar contrato de luz
  • Identificação do titular do contrato;
  • Última fatura de energia;
  • Última leitura do contador de luz e/ou gás natural.
Quanto tempo demora a desligar a luz?

Ao solicitar a rescisão do contrato, deve já ter em mente o dia e a hora em que pretende terminar com o fornecimento, pois terá de fornecer essa informação à companhia. Não se esqueça de comunicar ao fornecedor com, pelo menos, 30 dias de antecedência.

Depois de pedida a rescisão do contrato de luz e gás, por norma, todo o processo demora, no máximo, três semanas.

Como cancelar um contrato de luz e gás com fidelização? Com o mercado livre de energia deixaram de existir contratos com fidelização. No entanto, se tiver aderido a algum serviço extra com fidelização e quiser rescindir o contrato antes de terminado o período de permanência, terá de continuar a pagar o serviço, mesmo que já não usufrua dele.

Como mudar o contrato de luz para outro fornecedor de energia?

Está descontente com o seu fornecedor de energia mas continua a precisar de energia no seu imóvel? Saiba que, nesse caso, não precisa de cancelar o contrato de luz e gás.

Se quer manter o fornecimento de energia, então basta que faça um contrato com o novo fornecedor e o seu atual contrato cancela-se automaticamente. Neste caso, o processo tende a demorar entre 5 a 7 dias úteis.

Mudar o contrato de luz para outro fornecedor é gratuito e pode ser feito sempre que desejar. Para inicar o processo, só tem de contactar o novo fornecedor e celebrar um contrato.

Pode fazer a alteração através do Operador Logístico de Mudança de Comercializador (OLMC) O OLMC - que em Portugal é representado pela ADENE - gere os pedidos de mudança de fornecedor, garantindo a transparência e otimização do processo. Pode fazer esta alteração através do portal OLMC disponível na página web da Adene.

Antes de decidir para qual fornecedor vai mudar, confira qual é a empresa com eletricidade mais barata em Portugal.

Cancelar contrato de luz e gás: Perguntas Frequentes

Como cancelar o contrato de luz e gás natural?

Se já não precisa de energia no imóvel e pretende cancelar o contrato de luz e gás, deve contactar o seu fornecedor e pedir a rescisão do contrato de fornecimento de energia elétrica e de gás. Deve comunicar ao fornecedor com, pelo menos, 30 dias de antecedência.

Do que preciso para rescindir o contrato de energia?

Para cancelar o contrato de luz e gás, além dos dados do titular do contrato, precisa da última fatura de energia e de uma leitura do contador atualizada.

Quanto custa cancelar o contrato de luz?

Cancelar o contrato de luz e gás natural é gratuito. Quer mude o contrato de luz para outro fornecedor ou termine com o fornecimento de energia no imóvel, o processo não tem qualquer custo.

Como cancelar um contrato de luz com fidelização?

Os contratos de energia não têm fidelização. No entanto, se contratou algum serviço extra com período de permanência, nesse caso terá de continuar a pagar o serviço, mesmo depois de cancelar o contrato de luz e gás.

Updated on