O que é a tarifa indexada e qual o seu preço?
Saiba o que são as tarifas indexadas e as suas características. Conheça também as vantagens, desvantagens e os preços das tarifas indexadas de eletricidade.
O que é o mercado indexado de energia?
Quando surgiu o mercado livre energético em Portugal, surgiram as tarifas indexadas. O preço destas tarifas é indexado à cotação do mercado diário de energia.
Se um utilizador contrata uma tarifa indexada, ele pagará a cada hora o preço real de energia, acrescido de um valor de gestão do contrato da respetiva fornecedora.
O valor da energia indexada varia mensal ou diariamente, uma vez que está sujeita à variação do custo de energia no mercado OMIE (Operador do Mercado Ibérico de Energia).
Confirme em baixo, alguns exemplos dos preços das tarifas indexadas.
(estimado)
Preços da Luzboa para uma potência contratada de 6,90 kVA e uma estimativa de consumo de 5000 kWh/ano em regime simples.
(estimado)
Preços da Iberdrola para uma potência contratada de 6,90 kVA e uma estimativa de consumo de 5000 kWh/ano em regime simples.
(estimado)
Preços da Plenitude para uma potência contratada de 6,90 kVA e uma estimativa de consumo de 5000 kWh/ano em regime simples.
Os preçoa das tarifas indexadas estão atualizados à data de 12/11/2024
Os tarifários de eletricidade indexados são ideais para utilizadores que monitorizam os seus consumos diariamente, aproveitando os preços mais baixos durante a noite, aos fins de semana e feriados.
Na tarifa indexada, o utilizador deve ter em conta a evolução dos preços das tarifas indexadas, uma vez que eles podem variar significativamente de um mês para outro.
Por isso, contratar uma tarifa de eletricidade indexada implica um risco maior comparativamente com uma tarifa fixa. Os preços das tarifas fixas permanecem iguais durante um longo período de tempo.
Devo contratar uma tarifa indexada? Depende do grau de risco que está disposto a assumir. Embora os tarifários de eletricidade indexados tenham preços baixos atualmente, esses podem mudar a qualquer momento. As tarifas indexadas compensam quando o utilizador vigia a evolução dos preços da OMIE.
Estas são algumas das fornecedoras de energia que disponibilizam tarifas indexadas aos seus utilizadores:
No entanto, a ERSE aprovou novos regulamentos recentemente que vão obrigar a EDP, a Endesa, a Goldenergy, a Galp e a Iberdrola a disponibilizar tarifas indexadas.
Entre estas fornecedoras, a EDP e a Iberdrola já apresentaram a sua tarifa indexada.
Veja as principais diferenças entre as tarifas fixas e indexadas.
Vantagens e desvantagens da eletricidade indexada
Se tem dúvidas e não sabe se deve contratar uma tarifa indexada, consulte abaixo as vantagens e desvantagens desta tarifa.
Vantagens das tarifas indexadas
- Acesso direto aos preços do mercado de energia
- Pode conhecer os preços de energia praticados no dia seguinte
- Não precisa de pagar à comercializadora o prémio de risco e outros encargos associados
Desvantanges das tarifas indexadas
- Imprevisibilidade na fatura de energia, uma vez que o preço pode mudar frequentemente
- Geralmente, a tarifa indexada não pode ter descontos associados
- Risco de pagar preços elevados devido a possíveis subidas repentinas
Como pode ver, a energia indexada pode ser instável porque está sujeita às flutuações imprevistas do mercado. No entanto, como utilizador, pode combater essas incertezas se tiver em conta a evolução dos preços no MIBEL.
Tarifas dinâmicas são o mesmo que tarifas indexadas?
A tarifa dinâmica é considerada uma tarifa 100% indexada, em que o preço é calculado com base na média de cada hora e não na média do dia ou do mês.
Nesse sentido, as tarifas dinâmicas são consideradas tarifas indexadas, mas o seu custo é calculado de maneira diferente.
Saiba também que se contratar uma fornecedora que disponibiliza tarifas indexadas ou dinâmicas, pode mudar de fornecedora e tarifa a qualquer momento, sem custos adicionais.
Perguntas Frequentes sobre a tarifa indexada
O que é uma tarifa indexada?
A tarifa indexada de eletricidade tem o preço indexado à cotação do mercado diário de energia. Isto é, o utilizador paga, a cada hora, o preço real da energia. Veja quais são as características das tarifas indexadas.
Qual é a diferença entre a tarifa indexada e a tarifa fixa?
A principal diferença entre a tarifa indexada e a tarifa fixa é que a indexada varia todos os dias e, na tarifa fixa, o preço do kWh permanece constante ao longo de um período de tempo específico. Consulte as vantangens e desvantagens de contratar um tarifário indexado.
Existem tarifas indexadas de gás natural?
Não. As tarifas indexadas são apenas de eletricidade.
Qual é o preço da tarifa indexada?
No mercado indexado de energia, o preço da tarifa é indexado à cotação do mercado diário da energia, sendo que o preço pode aumentar ou diminuir frequentemente. Consulte o comparador da Selectra e avalie o preço de todas as tarifas.