Corte de luz por falta de pagamento dentro do prazo
Saiba o que fazer em caso de corte de luz por falta de pagamento e quais os custos associados.
Corte de luz por falta de pagamento
Em caso de corte de luz por falta de pagamento, antes de o fornecimento ser interrompido, o seu fornecedor deve enviar-lhe um pré-aviso por escrito, com 20 dias de antecedência.
O aviso prévio de corte da luz deve informar:
- Quais as causas do corte;
- Como pode evitar o corte;
- Os custos a suportar pelo corte;
- Quando será retomado o fornecimento.
Pode pedir que a retoma do fornecimento de energia seja feita com urgência, num prazo de 4h, o que terá um custo adicional fixado anualmente pela ERSE.
Se tiver acesso à instalação, o corte de luz só pode acontecer depois da redução de potência por falta de pagamento para 1,15kVA.
A redução de potência deve ser antecedida por um aviso prévio 5 dias antes de ser efetivamente feita a redução.
Se for reduzida a potência contratada e mesmo assim continuar sem pagar durante os 20 dias seguintes, o serviço pode ser interrompido.
Para retomar o fornecimento, é necessário fornecer uma leitura e pagar os custos de corte e restabelecimento, que variam entre 24,24 € e 116,32 € (+ IVA), dependendo dos recursos utilizados.
Para os clientes de baixa tensão normal, o corte de luz não pode ser feito às sextas-feiras, vésperas de feriados, feriados nem durante o fim de semana.
Em caso de corte de eletricidade por falta de pagamento, contacte o seu fornecedor para saber como regularizar o pagamento em falta, podendo optar por prestações.
Para clientes com potências contratadas até 41,4 kVA, o fornecimento de luz será retomado nas 12 horas seguintes ao pagamento ou celebração de acordo de pagamento.
Caso possua um contador inteligente integrado numa rede inteligente, o prazo de restabelecimento é de 6 horas.
O período entre a meia-noite e as 8 horas da manhã não conta para esse prazo de 12 horas.
Se mudar de comercializadora consigo impedir o corte de luz?
Se pretender mudar de comercializadora, deve regularizar a sua situação de dívida para com a sua antiga fornecedora, pelo que terá sempre um corte de luz por falta de pagamento se não o fizer.
Ambas as fornecedoras comunicam entre si aquando de uma alteração de fornecimento, de modo a verificarem se existe alguma dívida para com a comercializadora anterior que comprometa o novo contrato.
Por isso, caso tenha uma dívida comunicada formalmente, não pode mudar de fornecedora e terá um corte de luz por falta de pagamento.
Posso ficar sem luz devido à falta de leituras?
Sim. Se o operador da E-REDES não tiver acesso ao contador durante 6 meses e o cliente não comunicar nenhuma leitura, deve ser realizada uma leitura extraordinária.
No entanto, se a definição de uma data ultrapassar os 20 dias após a notificação, o fornecimento de luz pode ser cortado por falta de leituras e terá de suportar os custos necessários.
Perguntas Frequentes sobre o Corte de luz por falta de pagamento
O fornecimento de luz pode ser interrompido por razões de segurança?
Sim. Caso o fornecimento de eletricidade na sua instalação ponha em causa a segurança de pessoas ou bens, ou se for necessário fazer qualquer tipo e manutenção na rede de eletricidade, pode ficar sem eletricidade.
Quanto tempo demora para voltar a ter eletricidade?
Voltará a ter eletricidade 12 horas depois de ter regularizado os seus pagamentos, ou 6 horas se tiver um contador inteligente.
Se falhar um pagamento cortam-me imediatamente a eletricidade?
Não. Primeiramente vão reduzir a sua potência a 1,15kVA. Se permanecer os 20 dias seguintes sem pagar a eletricidade, o corte de luz será feito.