Corte de luz por falta de pagamento dentro do prazo

Atualizado a
minutos de leitura

Antes de o fornecimento de eletricidade ser interrompido, a sua fornecedora de energia deve informar-lhe da situação por escrito com 20 dias de antecedência. Saiba o que fazer em caso de corte de luz por falta de pagamento e quais os custos associados.

Dúvidas sobre o seu contrato de eletricidade ou gás?

Entre em contacto! Somos especialistas em energia.

Assessor Independente

Dúvidas sobre o seu contrato de eletricidade ou gás?

Entre em contacto! Somos especialistas em energia.

Assessor Independente

Corte de luz por falta de pagamento

Em caso de corte de luz por falta de pagamento, antes de o fornecimento ser interrompido, o seu fornecedor deve enviar-lhe um pré-aviso por escrito, com 20 dias de antecedência.

O aviso prévio de corte da luz deve informar:

  • Quais as causas do corte;
  • Como pode evitar o corte;
  • Os custos a suportar pelo corte;
  • Quando será retomado o fornecimento.

Pode pedir que a retoma do fornecimento de energia seja feita com urgência, num prazo de 4h, o que terá um custo adicional fixado anualmente pela ERSE.

Se tiver acesso à instalação, o corte de luz só pode acontecer depois da redução de potência por falta de pagamento para 1,15kVA.

A redução de potência deve ser antecedida por um aviso prévio 5 dias antes de ser efetivamente feita a redução.

Se for reduzida a potência contratada e mesmo assim continuar sem pagar durante os 20 dias seguintes, o serviço pode ser interrompido.

Para retomar o fornecimento, é necessário fornecer uma leitura e pagar os custos de corte e restabelecimento, que variam entre 24,24 € e 116,32 € (+ IVA), dependendo dos recursos utilizados.

Para os clientes de baixa tensão normal, o corte de luz não pode ser feito às sextas-feiras, vésperas de feriados, feriados nem durante o fim de semana.

Em caso de corte de eletricidade por falta de pagamento, contacte o seu fornecedor para saber como regularizar o pagamento em falta, podendo optar por prestações.

Para clientes com potências contratadas até 41,4 kVA, o fornecimento de luz será retomado nas 12 horas seguintes ao pagamento ou celebração de acordo de pagamento.

Caso possua um contador inteligente integrado numa rede inteligente, o prazo de restabelecimento é de 6 horas.

O período entre a meia-noite e as 8 horas da manhã não conta para esse prazo de 12 horas.

Precisa de ajuda?

Fale connosco! Nós ajudamos.

Assessor Independente

Precisa de ajuda?

Fale connosco! Nós ajudamos.

Assessor Independente

Se mudar de comercializadora consigo impedir o corte de luz?

Se pretender mudar de comercializadora, deve regularizar a sua situação de dívida para com a sua antiga fornecedora, pelo que terá sempre um corte de luz por falta de pagamento se não o fizer.

Ambas as fornecedoras comunicam entre si aquando de uma alteração de fornecimento, de modo a verificarem se existe alguma dívida para com a comercializadora anterior que comprometa o novo contrato.

Por isso, caso tenha uma dívida comunicada formalmente, não pode mudar de fornecedora e terá um corte de luz por falta de pagamento.

Posso ficar sem luz devido à falta de leituras?

Sim. Se o operador da E-REDES não tiver acesso ao contador durante 6 meses e o cliente não comunicar nenhuma leitura, deve ser realizada uma leitura extraordinária.

No entanto, se a definição de uma data ultrapassar os 20 dias após a notificação, o fornecimento de luz pode ser cortado por falta de leituras e terá de suportar os custos necessários.

Perguntas Frequentes sobre o Corte de luz por falta de pagamento

O fornecimento de luz pode ser interrompido por razões de segurança?

Sim. Caso o fornecimento de eletricidade na sua instalação ponha em causa a segurança de pessoas ou bens, ou se for necessário fazer qualquer tipo e manutenção na rede de eletricidade, pode ficar sem eletricidade.

Quanto tempo demora para voltar a ter eletricidade?

Voltará a ter eletricidade 12 horas depois de ter regularizado os seus pagamentos, ou 6 horas se tiver um contador inteligente.

Se falhar um pagamento cortam-me imediatamente a eletricidade?

Não. Primeiramente vão reduzir a sua potência a 1,15kVA. Se permanecer os 20 dias seguintes sem pagar a eletricidade, o corte de luz será feito.