Saiba tudo sobre a mobilidade elétrica e a nova legislação

Atualizado a
minutos de leitura

A mobilidade elétrica é uma alternativa sustentável aos combustíveis fósseis. Saiba mais sobre as novas regras da mobilidade elétrica, as tarifas ainda em vigor e os incentivos para a aquisição de veículos elétricos em 2025.

Está a pensar dar o salto para a mobilidade elétrica?

Descubra tudo o que precisa de saber antes de comprar o seu veículo elétrico!

Assessor Independente

Está a pensar dar o salto para a mobilidade elétrica?

Descubra tudo o que precisa de saber antes de comprar o seu veículo elétrico!

Assessor Independente

O que é a mobilidade elétrica?

Hoje em dia, há uma grande preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente. 

A mobilidade elétrica tem ganho bastante importância nos últimos anos, uma vez que representa uma excelente alternativa para o desenvolvimento de uma infraestrutura de transportes sustentáveis.

A mobilidade elétrica é o uso de veículos que utilizam energia elétrica para alimentar o seu motor, oferecendo uma alternativa sustentável aos veículos movidos a combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc)

A Mobi.e é uma empresa pública que atua como Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME). 

A empresa tem um papel dinamizador no processo de transição para a mobilidade elétrica em Portugal. 

Isto é, a Mobi.e monitoriza e gere a rede de postos de carregamento elétrico. Se tem um veículo elétrico, com certeza que já ouviu falar da empresa.

Caso ainda não tenha aderido à mobilidade elétrica, consulte as vantagens de optar por um veículo elétrico a seguir:

  • Reduz as emissões de gases para a atmosfera
  • É mais eficiente (menos consumo de energia por km)
  • Faz menos ruído
  • Reaproveita a energia na travagem

Os veículos elétricos produzem entre 66% a 68% menos dióxido de carbono do que os motores tradicionais.

Nova legislação da mobilidade elétrica

Existem novas regras para a mobilidade elétrica, com o objetivo de por em prática o sistema utilizado na maioria dos países europeus.

O período de transição para a implementação da nova legislação estará em vigor até ao dia 31 de dezembro de 2026.

Uma das principais alterações na legislação, é a descentralização da gestão da rede de carregamento, levando ao fim da Mobi.E e à liberalização da mobilidade elétrica.

Esta transformação consiste na abolição da necessidade de contratos para aceder aos pontos de carregamento. Será possível pagar o carregamento de veículos elétricos com vários métodos eletrónicos, como QR code ou cartão bancário.

Desta forma, os Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) deixam de existir e o serviço de carregamento passa a ser totalmente assegurado pelo OPC (Operador do Posto de Carregamento).

Tem dúvidas?

Entre em contacto e nós ajudamos!

Assessor Independente

Tem dúvidas?

Entre em contacto e nós ajudamos!

Assessor Independente

O operador de posto pode então comprar energia no mercado, usando acordos diretos entre as partes ou aproveitando a energia gerada em autoconsumo.

Os operadores passam a poder estabelecer as suas próprias redes de pontos de carregamento, não sendo obrigados a estar ligados a uma rede comum. 

Esta alteração permite o aumento da universalidade de acesso aos postos de carregamento públicos.

Este novo modelo também vai permitir ligar sistemas de mobilidade elétrica de diferentes países e usar energia renovável, como a solar, para carregar os veículos diretamente.

Além disso, será possível fazer carregamentos de forma inteligente (aproveitando melhor os horários e a energia disponível) e até usar os carros para devolver energia à rede elétrica quando for necessário (vehicle-to-grid).

Em que consiste o sistema vehicle to grid?

Vehicle-to-Grid (V2G) é uma tecnologia que permite que os carros elétricos não só recebam energia da rede elétrica para carregar as suas baterias, mas também devolvam energia para a rede quando for necessário.

Como funciona o vehicle to grid?

  • Um carro elétrico carrega normalmente quando está ligado à tomada.
  • Se tiver tecnologia V2G, pode também descarregar parte da sua bateria para a rede elétrica.
  • Isso ajuda a equilibrar a oferta e a procura de eletricidade, especialmente quando há muita gente a consumir energia ou quando há pouca produção (por exemplo, à noite ou em dias nublados com pouca energia solar).

Mas por que razão alguém iria descarregar a bateria do seu carro para devolver energia à rede?

  •  Imagine que carregou o carro durante o dia com energia solar. À noite, quando há mais consumo de energia e a rede está mais sobrecarregada, o seu carro pode devolver parte dessa energia para a rede, e pode até ganhar dinheiro com isso.

O que vai acontecer até 2027?

Os atuais CEME, terão até 31 de dezembro de 2026 para adaptarem a sua atividade e se transformarem em Operadores de Rede de Carregamento (OPC) e/ou prestadores de serviços para a mobilidade elétrica.

Durante o período de transição, a gestão continuará a ser assegurada pela Mobi.E e os OPC com postos já instalados têm até ao final de dezembro de 2026 para comunicarem se querem desligar os seus postos da rede central.

Os postos de carregamento com potências iguais ou superiores a 50 kW, que já estejam ativos, têm o mesmo prazo para se ajustarem e apresentarem os novos meios de pagamento.

Em suma, durante a fase transitória, os utilizadores poderão carregar os seus carros nos postos da rede Mobi.E utilizando o antigo método de pagamento - com app ou cartão CEME - ou, em novos postos ou postos fora da rede central, através do pagamento por multibanco ou QR code.

Tem dúvidas?

Entre em contacto e nós ajudamos!

Assessor Independente

Tem dúvidas?

Entre em contacto e nós ajudamos!

Assessor Independente

Comercializadores de eletricidade para a mobilidade elétrica

De modo a ter acesso aos postos de carregamento elétrico públicos, deve adquirir um cartão de carregamento elétrico fornecido pelo seu Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME).

Consulte alguns dos comercializadores de eletricidade para a mobilidade elétrica:

Pode encontrar a maior parte dos postos de carregamento em estacionamentos na via pública, parques de estacionamento, hotéis, aeroportos, centros comerciais ou áreas de serviço.

Se está interessado em usufruir dos benefícios dos veículos elétricos, consulte os preços de tarifas de eletricidade com mobilidade elétrica a seguir:

Mobilidade elétrica verde EDP (DD + FE) Bi-horária
PREÇO
87,21 €
por mês
Preço kWh Fora de Vazio: 0,1883 €/kWh
Preço kWh Em Vazio: 0,1045 €/kWh
Potência: 0,7554 €/dia
Ver mais detalhes Ver mais detalhes Ocultar detalhes

Acresce IVA e impostos à taxa legal em vigor. Preços calculados com 6,90 kVA de potência 250.2 Fora de Vazio e 166.8 em Vazio.

Esta tarifa com mobilidade elétrica da EDP está disponível em regime bi-horário e requer a adesão ao débito direto.

Mobilidade Elétrica e Solar com Wallbox - Eletricidade Verde Bi-horária
PREÇO
74,19 €
por mês
Preço kWh Fora de Vazio: 0,1751 €/kWh
Preço kWh Em Vazio: 0,0801 €/kWh
Potência: 0,5672 €/dia
Ver mais detalhes Ver mais detalhes Ocultar detalhes

Acresce IVA e impostos à taxa legal em vigor. Preços calculados com 6,90 kVA de potência 250.2 Fora de Vazio e 166.8 em Vazio.

Já a tarifa para a mobilidade elétrica da Galp tem a possibilidade de pagar a mensalidade através do multibanco, numérario, Payshop ou CTT. Inclui ainda 20% de desconto na eletricidade no período de vazio.

Consulte na secção seguinte os apoios à mobilidade elétrica.

Incentivos à mobilidade elétrica

O incentivo à mobilidade elétrica surgiu com o objetivo de possibilitar e promover a compra de veículos elétricos, numa perspetiva de proteção do ambiente.

Por isso, para acelerar a transição para a mobilidade elétrica, o Estado tem aprovado diferentes incentivos e benefícios fiscais.

Consulte os apoios à mobilidade elétrica para utilizadores particulares.

Apoios para particulares com veículos 100% elétricos

  1. Incentivo de 4.000 € para compra de um veículo ligeiro de passageiros elétrico, com um valor máximo de 38.500 € ou 55.000 € para veículos 6 a 9 lugares, já com IVA, limitado a 13.500.000 €. Incentivo aplicado apenas a condutores que tenham entregue um carro a combustão com mais de 10 anos para abate e que cumpram os requisitos do Fundo Ambiental.
  2. IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social): Incentivo de 5.000 € na compra de um veículo elétrico até 38.500 €.
  3. Reembolso de 50% do valor da compra de qualquer ciclomotor, motociclo, triciclo ou quadriciclo, com valor máximo de 2.000 € por veículo.
  4. Isenção do pagamento do Imposto sobre veículos (ISV).
  5. Isenção do pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC).

Apoios para particulares com veículos híbridos

  1. Redução de 75% do ISV para veículos híbridos plug-in com uma autonomia mínima de 50 km em modo elétrico e emissões oficiais inferiores a 50 gCO2/km. Este apoio também passa a incluir veículos plug-in, registados na União Europeia entre 2015 e 2020, desde que tenham uma autonomia elétrica mínima de 25 km.
  2. Redução de 40% do ISV para veículos híbridos com uma autonomia mínima de 50 km em modo elétrico e emissões oficiais abaixo de 50 gCO2/km.

Ficou com dúvidas sobre os incentivos à mobilidade elétrica?

Entre em contacto e esclarecemos!

Assessor Independente

Ficou com dúvidas sobre os incentivos à mobilidade elétrica?

Entre em contacto e esclarecemos!

Assessor Independente

O governo dá ainda um apoio ao carregamento de veículos elétricos de 17 cêntimos por carregamento.

Para além dos incentivos já referidos, é também comparticipado 80% do valor de compra de carregadores para condomínios multifamiliares, com um limite de 800 € por equipamento e o mesmo desconto sob o custo da instalação, com um valor máximo de 1.000 € por lugar de estacionamento.

Este incentivo prevê apenas um incentivo por condómino e até 10 incentivos por condomínio.

Se tem uma empresa, os incentivos para a mobilidade elétrica são ligeiramente diferentes.

Apoios para empresas com veículos 100% elétricos

  1. Isenção de tributação autónoma para valores de aquisição até 62.500 €, sendo os valores superiores a este montante sujeitos a uma taxa de 10%.
  2. Isenção de pagamento do ISV.
  3. Isenção do pagamento do IUC.
  4. Dedução total do IVA nas despesas de compra de veículos 100% elétricos, com valor de aquisição até 62.500 €.
  5. Dedução da totalidade do IVA associado a despesas associadas a eletricidade utilizada em veículos elétricos em nome da empresa.
  6. São aceites como despesas as depreciações dos veículos ligeiros de passageiros ou mistos, considerando o custo de aquisição ou o valor de reavaliação até o limite de 62.500 €.

Apoios para empresas com veículos híbridos

  1. As taxas de Tributação Autónoma aplicáveis sobre os encargos com viaturas híbridas plug-in que tenham uma autonomia em modo elétrico, de 50 km no mínimo e emissões oficiais inferiores a 50 gCO2/km são de:
    1. 2,5 %, para veìculos com um valor de aquisição inferior a 37.500 €;
    2. 7,5 %, para veículos com um valor de aquisição entre 37.500 € e 45.000 €
    3. 15 %, para veículos com um valor de aquisição igual ou superior a 45.000€
  2. Redução de 75% do ISV para viaturas híbridas plug-in que apresentem uma autonomia mínima, em modo elétrico, de 50 km e emissões oficiais inferiores a 50 gCO2/km
  3. Redução de 40% do ISV para viaturas híbridas que tenham uma autonomia mínima, no modo elétrico, de 50 km e emissões oficiais inferiores a 50 gCO2/km
  4. Dedução total do IVA nos gastos com aquisição de veículos híbridos plug-in, com valor até 50.000 € (+IVA).
  5. Dedução da totalidade do IVA associado a despesas associadas a eletricidade utilizada em veículos híbridos ou híbridos plug-in.
  6. São aceites como despesas as depreciações dos veículos ligeiros de passageiros ou mistos, considerando o custo de aquisição ou o valor de reavaliação até o limite de 50.000 €.

O apoio à mobilidade elétrica é dado pelo Fundo Ambiental aos CEME e é aplicado diretamente no valor cobrado aos utilizadores e claramente identificado nas faturas de energia.

 

Artigos relacionados sobre a Mobilidade Elétrica

Perguntas Frequentes sobre a mobilidade elétrica

Quanto custa fazer 100 km num carro elétrico?

O custo para percorrer 100 km num carro elétrico pode variar, mas normalmente varia entre 3 e 6 euros, consoante o preço da eletricidade e o consumo do veículo. Carregar em casa tende a ser mais económico do que utilizar postos públicos, sobretudo se aproveitares tarifas bi-horárias.

Como pedir um cartão para carregar carros elétricos?

Para carregar um carro elétrico na rede pública em Portugal, pode aderir a um CEME e pedir um cartão de acesso à rede Mobi.E. Este pedido pode ser feito online, nos sites dos vários CEME disponíveis, ou, em alguns casos, através de aplicações móveis próprias.

Como pedir incentivo de carros elétricos em 2025?

As candidaturas ao apoio para a compra de veículos elétricos em 2025, disponibilizado pelo Fundo Ambiental, abriram a 31 de março e estiveram disponíveis por 45 dias, ou até ao esgotamento do orçamento. Este apoio abrange a aquisição de veículos elétricos novos, como carros ligeiros de passageiros, bicicletas elétricas e outros tipos de mobilidade sustentável.

Quanto se poupa com um carro elétrico?

Com um carro elétrico pode poupar entre 30% relativamente a um carro a gasóleo e 45% comparando com um carro a gasolina.