E-Redes avarias: EDP Distribuição é responsável pelas avarias de luz

Está sem luz ou detetou uma avaria na iluminação pública e pretende comunicá-la à E-Redes? Saiba os contactos para reportar avarias à E-Redes, antiga EDP Distribuição, e como o pode fazer online.
Contactos para comunicar avarias à E-Redes
Pode comunicar avarias à E-Redes através dos seguintes meios:
Contacto de avarias E-Redes
Pode igualmente descarregar a app da distribuidora e comunicar a avaria à E-Redes dessa forma.
Descarregar App E-Redes (IOS)
Os contactos para avarias na iluminação pública da E-Redes são gratuitos e podem ser utilizados a qualquer hora do dia.
Quando comunicar avarias à E-Redes?

A E-Redes, antiga EDP Distribuição, é a distribuidora de energia em Portugal e é a responsável pelos contadores de luz de nossas casas e pela iluminação das ruas.
Assim, deve reportar avarias E-Redes quando, por exemplo, ficar sem luz em casa ou quando encontrar uma avaria na iluminação pública.
- O que são avarias E-Redes na iluminação pública?
- Ruas sem ou com pouca iluminação;
- Postes de iluminação desligados ou caídos;
- Cabos subterrâneos visíveis e em mau estado.
Se vir um poste de iluminação desligado com um autocolante, então saiba que está desligado por indicação da Câmara Municipal devido a questões de eficiência energética. Nesse caso, não se trata de uma avaria E-Redes.
Se a sua luz vai constantemente abaixo, a origem do problema pode estar em ter menos potência contratada do que a que necessita. Nesse caso, deve contactar o seu fornecedor de energia para aumentar a potência.
Como comunicar avarias à E-Redes online?
A companhia disponibiliza três formulários para comunicar avarias E-Redes online. Pode fazer este processo na app da E-Redes ou no website. Descubra o passo a passo dependendo do tipo de avaria E-Redes:
Avaria na iluminação pública
- Aceder ao seguinte formulário: Avaria Iluminação Pública;
- Indicar o tipo de avaria na iluminação pública;
- Identificar no mapa o local da avaria E-Redes;
- Clicar em "Submeter".
Sem luz em casa
- Entrar no formulário Estou sem Luz;
- Preencher os campos do CPE da instalação e do NIF do titular do contrato;
- Clicar em "Avançar" e responder às questões relativas à avaria E-Redes;
- Se não conseguir resolver o problema, deve descrever a situação e carregar em "Enviar".
Situação de risco
- Aceder ao formulário Situação de Risco;
- Identificar o local no mapa e descrever a situação;
- Se possível, anexar uma foto da avaria E-Redes;
- Introduzir o seu nome, e-mail e telefone e clicar em "Submeter".
A reparação de uma avaria E-Redes é gratuita? Depende! A reparação de uma avaria E-Redes na iluminação pública é gratuita e não tem de se preocupar. Se a avaria E-Redes é em casa e a responsabilidade é do cliente, então os custos ficarão a seu cargo. Se a responsabilidade da avaria EDP Distribuição é da distribuidora ou do fornecedor de energia, então não há nenhum encargo para o cliente.
Avarias E-Redes: Perguntas Frequentes
Se vir uma rua sem luz, quem devo contactar?
Se detetar avarias na iluminação pública deve contactar a E-Redes, antiga EDP Distribuição. Saiba que é responsabilidade de todos reportar as avarias da EDP Distribuição na iluminação pública.
Fiquei sem luz em casa. O que devo fazer?
Deve contactar a E-Redes e indicar o CPE da sua instalação elétrica.
Os contactos para comunicar avarias na iluminação pública são gratuitos?
Sim, os contactos de avarias na iluminação pública são gratuitos e estão disponíveis 24h por dia. Consulte-os aqui.
Que documentos preciso para reportar avarias à E-Redes?
Para reportar uma avaria da luz em casa, precisa do CPE. Se for uma avaria na iluminação pública, precisa apenas de descrever a avaria e indicar o local.