luz e gas

Paga demasiado pela fatura de energia? Pode começar a poupar 100€/ano.

Informação grátis. Se os nossos agentes estiverem ocupados, ligamos-lhe.

luz e gas

💡Poupe na sua fatura de luz e gás!

Serviço gratuito de comparação de tarifas de luz e gás:

de 2ª a 6ª - 8h00 às 21h00 | Sábado e Domingo - 9h00 às 19h00

Reportar avarias à E-Redes

Atualizado a
minutos de leitura
Avarias E-Redes

Ficou sem eletricidade em casa ou não há luz na via pública? Veja como reportar a avaria à E-Redes e o que fazer quando há uma falha na eletricidade.

Como reportar avarias à E-Redes?

Em primeiro lugar, antes de reportar uma avaria à E-Redes, comece por verificar se:

  1. Existe luz na via pública
  2. Os seus vizinhos têm eletricidade
  3. Os pagamentos das faturas da luz estão em dia
  4. Tem algum disjuntor desligado
  5. Algum equipamento fez disparar o disjuntor

Se não consegue identificar a origem do problema e continua sem eletricidade, comunique a avaria à E-Redes através de um destes meios:

Contactos da E-Redes: 800 506 506
E-Redes Online: balcão digital ou aplicação
Número do Whatsapp: 913 846 398

Para comunicar avarias à E-Redes através do contacto do Whatsapp, inicie a conversa com "Olá, quero reportar uma avaria elétrica". De seguinda, responda às questões que surgirem.

Note que os contactos para reportar avarias à E-Redes são gratuitos e podem ser utilizados a qualquer hora do dia.

Para além destes meios de contacto, a E-Redes disponibiliza três formulários para comunicar avarias E-Redes online.

Caso não tenha eletricidade em casa, siga os passos a seguir:

  • Entrar no formulário Estou sem Luz
  • Preencher os campos do CPE da instalação e do NIF do titular do contrato
  • Clicar em "Avançar" e responder às questões relativas à avaria E-Redes
  • Se não conseguir resolver o problema, deve descrever a situação e carregar em "Enviar"

Se for uma situação de risco, deve:

  • Aceder ao formulário Situação de Risco
  • Identificar o local no mapa e descrever a situação
  • Se possível, anexar uma foto da avaria E-Redes
  • Introduzir o seu nome, e-mail e telefone e clicar em "Submeter"

Avarias E-Redes na ilmuniação pública

A E-Redes é a distribuidora de energia em Portugal e é a responsável pelos contadores de luz das nossas casas e pela iluminação das ruas.

Assim, deve reportar uma avaria à E-Redes quando, por exemplo, encontrar um problema na iluminação pública.

  • O que são avarias da E-Redes na iluminação pública?
  • Ruas sem ou com pouca iluminação
  • Postes de iluminação desligados ou caídos
  • Cabos subterrâneos visíveis e em mau estado

Se vir um poste de iluminação desligado com um autocolante, significa que está desligado por indicação da Câmara Municipal devido a questões de eficiência energética. Nesse caso, não se trata de uma avaria da E-Redes.

A reparação de uma avaria da E-Redes é gratuita?

A reparação de uma avaria da E-Redes na iluminação pública é gratuita. No entanto, se a avaria da E-Redes for em casa e a responsabilidade é do utilizador, os custos ficarão a seu cargo. Se a responsabilidade da avaria for da distribuidora ou do fornecedor de energia, não há nenhum encargo para o cliente.

Perguntas Frequentes sobre as avarias da E-Redes

Se vir uma rua sem luz, devo contactar a E-Redes?

Sim, se detetar problemas na iluminação pública deve reportar a avaria à E-Redes. É a responsabilidade de todos reportar as avarias na iluminação pública.

Fiquei sem luz em casa. O que devo fazer?

Deve, em primeiro lugar, perceber a origem da avaria. Depois, deve reportar a avaria à E-Redes e indicar o CPE da sua instalação elétrica.

Os contactos para comunicar avarias na iluminação pública à E-Redes são gratuitos?

Sim, qualquer contacto para comunicar uma avaria à E-Redes é gratuito e está disponível 24h por dia.

Que documentos preciso para reportar avarias à E-Redes?

Para reportar uma avaria da luz em casa, precisa do CPE. Se for uma avaria da E-Redes na iluminação pública, precisa apenas de descrever a avaria e indicar o local.