luz e gas

Paga demasiado pela fatura de energia? Pode começar a poupar 100€/ano.

Informação grátis. Se os nossos agentes estiverem ocupados, ligamos-lhe.

luz e gas

💡Poupe na sua fatura de luz e gás!

Serviço gratuito de comparação de tarifas de luz e gás:

de 2ª a 6ª - 8h00 às 21h00 | Sábado e Domingo - 9h00 às 19h00

Como comunicar as leituras da luz à MEO Energia?

Atualizado a
minutos de leitura
MEO Energia enviar leituras

Entenda como comunicar as leituras à MEO Energia. Saiba ainda quando deve enviar a contagem à MEO Energia e como ler o seu contador da luz.

Como comunicar as leituras da MEO Energia?

Pode enviar a leitura à MEO Energia de duas formas:

Na área de cliente

My MEO

Por telefone

800 028 028

Para dar a contagem à MEO Energia na área de cliente My MEO, basta seguir os seguintes passos:

  1. Ir ao contador de eletricidade da sua habitação e retirar a leitura
  2. Entrar diretamente na área de energia da My MEO e selecionar "Leituras"
  3. Registar os valores das horas de ponta, vazio e cheio

Enviar as leituras à MEO Energia é um processo rápido que também pode ser feito através da linha de apoio da fornecedora.

Após fazer a leitura do seu contador de luz, basta ligar para o número 800 028 028. A linha de apoio para o envio de leituras à MEO Energia está disponível todos os dias e é gratuita.

Comunicar a leitura à MEO Energia assegura que a fatura de eletricidade esteja alinhada com os consumos do utilizador, prevenindo a faturação por estimativa.

Para comunicar a leitura à MEO Energia terá de apresentar os seguintes dados:

Código Ponto de Entrega (CPE)

Número de Identificação Fiscal

Número do contrato

Nas secções seguintes, explicamos quando deve apresentar a leitura à MEO Energia e como ler o contador da eletricidade.

Quando enviar a contagem à MEO Energia?

Nos contratos dos utilizadores, existe uma data específica para comunicar a leitura à MEO Energia.

Pode verificar a data de envio da contagem à MEO Energia:

Na primeira página da fatura da luz;

Na área de cliente My MEO;

No alerta mensal enviado a todos os utilizadores para comunicarem as leituras à MEO;

Se o contador da luz faz leituras automáticas, o utilizador não irá receber o alerta mensal de envio das leituras à MEO Energia.

Quando os consumos na fatura da luz são valores estimados e o utilizador enviou a contagem à MEO Energia, significa que:

  • A leitura foi enviada fora da data limite

As leituras comunicadas à MEO Energia só são consideradas se forem enviadas dentro das datas limite. Se a leitura foi enviada fora das datas estipuladas, não será considerada na fatura da luz e o valor do consumo será estimado.

  • Houve uma mudança do contador

Se há uma alteração do contador para um de leitura remota, saiba que o contador pode estar em fase de testes até 6 meses, não enviando as leituras à MEO Energia.

  • É a primeira fatura

Se mudou de fornecedor de energia recentemente, a primeira fatura pode ter o consumo estimado com base na última fatura do antigo fornecedor. Nas faturas seguintes, serão consideradas as leituras à MEO Energia.

Como ler o contador da MEO Energia?

A leitura difere conforme o contador que tem em sua casa. Para conseguir fazer a leitura à MEO Energia, deve saber ler e interpertar o seu contador.

Existem os seguintes contadores de eletricidade:

Contadores Eletromecânicos

Todas as leituras encontram-se visíveis diretamente no visor eletromecânico. Ao retirar a contagem da MEO Energia, deve considerar apenas os números à esquerda da vírgula e ignorar os números a vermelho.

ler contador MEO Energia

Os contadores eletromecânicos podem ter:

  • 1 registador (tarifas simples)
  • 2 regitadores (tarifas bi-horárias)
  • 3 registadores (tarifas tri-horárias)

Contadores Estáticos

Os contadores estáticos são totalmente eletrónicos e têm um visor digital. Nestes contadores, os valores aparecem automaticamente de forma sequencial.

Para fazer a leitura da MEO Energia, pode também consultar os valores de forma manual, ao pressionar o botão do contador.

Contadores Híbridos

Os contadores híbridos têm uma componente eletromecânica e uma componente eletrónica. Para consultar os valores e enviar a contagem à MEO Energia, basta ver a informação no visor digital.

Perguntas Frequentes sobre leituras da MEO Energia

Com leitura remota é necessário enviar leituras à MEO Energia?

Se tem um contador com leitura remota, não precisa de comunicar as leituras à MEO Energia, uma vez que o contador envia as leituras de forma automática.

O que acontece se não enviar a leitura?

Se não enviar as leituras à MEO Energia, as faturas mensais serão baseadas em estimativas de consumo. Se a estimativa for muito inferior ao consumo real, a sua fatura vai ser mais elevada. Se comunicar as leituras à MEO Energia dentro das datas limite, pagará exatamente aquilo que consumir.

Quais são os contactos para enviar a leitura da meo energia?

Pode comunicar as leituras à MEO Energia através da área reservada My Meo ou através do número 800 028 028.

Quando devo enviar a leitura à MEO Energia?

A data de envio da contagem à MEO Energia difere entre clientes. Pode confirmar a data limite de envio da leitura à MEO Energia na primeira página da fatura da luz ou através da internet (área reservada My MEO).